Entidade pretende aproximar estilistas e produtores de ecotecidos

O C.L.A.S.S. foi lançado em evento, realizado em Milão paralelamente à semama de moda

Na semana passada, em Milão, foi criado o fórum C.L.A.S.S. – Creativity, Lifestyle and Sustainable Synergy, com o objetivo de facilitar o contato entre estilistas e a indústria têxtil que produz tecidos de modo ecologicamente correto e de acordo com os conceitos de sustentabilidade. A iniciativa partiu de dois consultores da área envolvidos em projetos sustentáveis – Sandy McLennan, do East Central Studio, de Londres, e Giusy Bettoni, do Global Business Solutions Studio, da Itália.

Durante o evento de moda e design, Slowhite, foi montado um pavilhão com cerca de dez fabricantes que expuseram opções de tecido feitos da polpa da madeira, fibra do milho e da caseína (a principal proteína do leite). O fórum quer mostrar que é possível aliar sustentabilidade com design sofisticado, praticidade e aspectos funcionais, como oferecer mais cores que os tradicionais verde, marrom e bege associados aos tecidos orgânicos; embora em termos de cores e textura a oferta do ecotecido seja limitada, quando comparada à gama disponível nos processos convencionais.

 

Entre os fabricantes estavam a Birla Cellulose;, a NaturalWorks (subsidiária da Cargill) com a fibra Ingeo, a Filati Maclodio, a Lei Tsu e a Filpucci, que mostraram alguns produtos como meias, camisetas e móveis para casa fabricados com materiais de fonte renovável.