Classe A estuda usar lodo como combustível

Empresa aguarda estudo de técnicos do Sebrae se é tecnicamente possível colocar o projeto em prática

A Classe A, lavanderia de Cajamar (SP), estuda usar o lodo que sobra do tratamento de efluentes, e que hoje é encaminhado para aterro sanitário, para servir de combustível na caldeira. A idéia surgiu após a visita dos auditores do Programa de Gestão Ambiental realizado pelo Sebrae em 19 lavanderias da cidade entre dezembro e junho. Agora, os técnicos do Sebrae vão analisar se tecnicamente será possível dar esse destino ao lodo.

 

O projeto estaria enquadrado como boa prática de gestão ambiental por visar transformar o lodo em energia gerando lucros e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Segundo Wendel Renato Toni, dono da lavanderia, esse projeto de queima de lodo na caldeira reduziria significativamente os gastos com recolhimento do resíduo e com a compra de lenha. O plano é usar o lodo na mesma caldeira que hoje está em funcionamento queimando lenha.

 

Os técnicos vão avaliar se o lodo da lavanderia, quando entrar em combustão não irá dispersar material tóxico no ar, propagando outro tipo de poluição. Caso o uso seja liberado, Toni pretende adotar a prática o mais rápido possível.

 

Entre as medidas adicionais ao controle ambiental obrigatório, a Classe A reusa 85% da água empregada na produção. “De 20 mil litros de água, reutilizamos 17 mil”, afirma Toni. O investimento inicial para implantar o sistema de tratamento foi de aproximadamente R$ 150 mil e o custo mensal para manter a estação é de R$ 5 mil, conta o empresário.

 

A Classe A está há nove anos no segmento têxtil, beneficia aproximadamente 50 mil peças por mês, atendendo atualmente dez clientes. A lavanderia tem capacidade instalada para processar 120 mil peças por mês.

 

Para Toni, uma medida que contribuiria para eliminar os problemas ambientais ocasionados pelas lavanderias seria a legislação co-responsabilizar as confecções que contratam os serviços pelos danos causados. A lavanderia foi considerada pelo Sebrae como a que melhor atende às práticas de gestão ambiental na cidade. Ela integra a lista das oito lavanderias regulares de Cajamar.