YKZ foca na diversificação

Fabricante de moda infanto-juvenil paulista, que oferece linha de uniformes escolares, profissionais e peças promocionais para evitar ociosidade entre coleções, amplia participação do jeans.

Com 25 anos de mercado de moda infantil, a fabricante YKZ vem adicionando linhas de produtos para evitar a ociosidade das vendas entre as coleções. A empresa começou oferecendo moda infanto-juvenil e logo após inaugurou uma linha de uniformes escolares. Em seguida, foi a vez de roupas profissionais e peças promocionais. “Nossa estratégia teve sucesso e, hoje, todos esses segmentos se equivalem em faturamento, mantendo a fábrica produzindo em todas as estações do ano”, afirma o diretor proprietário e fundador da YKZ, Roberto Yokomizo.

A linha infanto-juvenil é segmentada em Baby (de 0 a 3 anos), Kids (de 2 a 14 anos para meninas e de 2 a 16 anos para meninas) e Teen nos tamanhos PP, P, M e G. “Atendemos o público das classes A e B em lojas mais qualificadas de shoppings e pontos exclusivos”, detalha a gerente de produto da YKZ, Paula Fachine. O jeans vem ganhando força nas coleções e hoje representa 15% dos modelos. “Tenho trabalhado o denim para todas as idades, tendo o cuidado de criar peças mais leves para os bebês, e confortáveis com elastano para as idades entre 10 e 11 anos”, explica Paula.

A coleção do verão 2015, lançada em abril e que chegou às lojas em junho, privilegiou lavagens mais claras. O inverno, que será lançado em novembro deste ano e chega às lojas em fevereiro de 2015, vem com lavagens amaciadas, estonadas e com efeitos 3D. “Na moda infantil o conforto é a palavra-chave com modelagens trabalhadas, tecidos com toque confortável e estampas coloridas”, diz Paula. A empresa tem 20 representantes que atendem entre 500 e 600 multimarcas, conforme a coleção.

A outra linha da YKZ é a de uniformes escolares, destinados a 60 colégios da cidade de São Paulo e do interior do estado, entre os quais Porto Seguro, St. Paul, Vértice, Miguel de Cervantes e Humboldt. Derivada desse segmento surgiu a oportunidade de oferecer uniformes profissionais para as áreas de alimentação e saúde, segmentados em linha corporativa casual e executiva. “Estendemos o conceito de moda para o mundo dos uniformes profissionais”, diz Yokomizo. Esse segmento tem menos peças em jeans porque é muito definido por preço, explica Paula

Na busca por eliminar todos os hiatos de produção, Yokomizo decidiu oferecer produtos promocionais para atender encomendas pontuais. Nos últimos anos, segundo o executivo, esse mercado tornou-se mais exigente em qualidade e a empresa preparou-se para atender a demanda por produtos mais sofisticados. “Hoje temos 3 mil clientes fidelizados e a produção não é mais eventual, mas parte da nossa linha de produtos”, diz o executivo. A fábrica da YKZ, localizada no bairro de Vila Alpina, em São Paulo, produz 50 mil peças por mês, além de contar com duas facções no interior do estado.

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