X-Ray vai revitalizar as lojas

Com oito unidades próprias, localizadas em São Paulo, a marca de 22 anos atende outros mercados via comércio eletrônico

 A X-Ray, marca de jeanswear que em julho completa 22 anos, prepara a revitalização da rede de lojas. A expectativa é estrear o novo visual dos espaços junto com a apresentação da coleção de verão 2007/2008. Atualmente, a empresa escoa a produção por oito lojas próprias – sete na capital paulista e uma em São José dos Campos (interior do estado) – todas instaladas em shopping centers. Além disso, desde 2005, a X-Ray vende também pela internet.

 

Segundo Breno Zolko, diretor e coordenador de estilo da marca, 99% dos webconsumers são de fora de São Paulo. O mix de compras na loja virtual, diz ele, é bastante semelhante ao encontrado nas lojas físicas. A constatação surpreendeu a empresa que esperava vender mais camisas e camisetas pela web, do que calças ou bermudas. A participação do comércio eletrônico no faturamento da empresa representa menos de 3%. “Mas cresce dia a dia”, comenta satisfeito o diretor, sem informar a receita.

 

O novo projeto das lojas está em fase de definição. “Será a mudança mais profunda e mais madura da empresa”, garante o diretor. E será feita em etapas. A empresa ainda não escolheu a unidade pela qual começará a repaginação visual.

 

O público da X-Ray são homens e mulheres entre 19 e 30 anos, que compram calças, jaquetas, minissaias, camisas, camisetas e acessórios, incluindo sapatos. São comercializadas em torno de 200 mil peças por ano, com predominância da linha em jeans, que responde por 60% desse volume. Segundo Zolko, a previsão é aumentar as vendas em 5%, em 2007.

O trabalho de divulgação está baseado em uma política de relacionamento estabelecida a partir da primeira compra. O diretor calcula que a empresa tenha 15 mil e-mails de consumidores cadastrados desde a implantação do software de CRM (customer relationship management), que usa regularmente para divulgar promoções e novidades relativas à marca.

fotos: reprodução/X-Ray