Via Public e Cokilage renovam o estilo

Juntas, as duas marcas comercializam quase 1,7 milhão de peças por ano e para ampliar a participação dos novos modelos vão investir em tecidos diferenciados; em metal, couro e paetês no acabamento

Aos quarenta anos, a Ontexa busca renovação de público, sem perder os consumidores que deram sustentação às marcas Via Public, feminina, e Cokilage, masculina, nesse período. Capaz de comercializar 140 mil peças em denim e brins por mês, a empresa visa ampliar a participação dos modelos mais arrojados nas duas linhas de produtos, acompanhando o movimento que tem marcado o pólo atacadista de jeans do Brás, na capital paulista, o maior da América do Sul.

 

Segundo a estilista Jussara Amaral, que compõe a dupla de estilo feminino com Joice Moreira, os sinais de modernidade vão aparecer mais fortemente nos modelos do inverno 2008, na forma de tecidos diferenciados; incorporação de acabamentos com materiais considerados mais nobres, como metal, couro e paetês; e aviamentos diferentes dos empregados na linha convencional.

“O caminho que estou tomando é o de agregar valor às peças, ao destacar os mínimos detalhes. É uma forma também de criar estilo mais arrojado, saindo da história dos cinco bolsos tradicionais”, explica a estilista. A diversidade de públicos é amparada pela quantidade de lançamentos.

 

Diariamente, a loja localizada na rua Mendes Júnior recebe de cinco a dez novos modelos para homens e mulheres, de maneira a garantir que os lojistas do Brasil inteiro que ali se abastecem encontrem novidades a cada visita. “Procuramos manter as peças-chave com as quais trabalhamos há 40 anos, ousando com os produtos novos”, observa Jussara. Ela explica que no mesmo espaço convivem peças de corte tradicional que vestem um público estimado na casa dos 40 aos 50 anos, e modelos para atender o público jovem, com modelagens sequinhas, de cintura baixa, skinny e boca larga. “Essa tem sido a receita e que tem dado certo”, garante a estilista, que avalia lançar uma calça de cintura alta na coleção de inverno 2008.

 

Processo contínuo

 

Para garantir o abastecimento contínuo da loja, que ocupa 600 metros quadrados e foi recentemente reformada, a Ontexa reproduz o modelo corrente de terceirização industrial. A Via Public faz internamente as etapas de desenvolvimento de modelos e pilotagem das peças, enquanto para a marca masculina Cokilage, a empresa contrata os serviços de PL (private label) de uma empresa do Paraná.

Ao todo, o grupo de fornecedores da empresa envolve oito oficinas de costura, seis lavanderias e quatro oficinas de acabamento. A empresa trabalha com muitas lavanderias para evitar efeitos parecidos em modelos endereçados a públicos diferentes, além da própria quantidade de peças. A coleção feminina responde por 80 mil peças por mês e a masculina, por outras 60 mil unidades. Especializada em denim e brins, a empresa avalia lançar modelos em malha.

fotos: divulgação Ontexa