VANS chega ao Brasil com investimento de R$ 20 milhões

A marca californiana criada por Paul Van Doren, licenciada pela 4Branding, é lançada no país com a presença de Steve Van Doren e dos skatistas considerados lendas no esporte, Tony Alva e John Cardiel

Tony Alva e John Cardiel

Foi realizado na quarta-feira passada, 14, o lançamento da marca VANS no Brasil, contando com a presença do filho do fundador e embaixador da marca, Steve Van Doren, e dos skatistas Tony Alva e John Cardiel. Os planos da grife californiana, licenciada no Brasil pela empresa 4Branding, incluem a venda dos produtos em 350 multimarcas de diferentes segmentos, além de investimento de R$ 20 milhões entre divulgação, produção local e importação de produtos. Além disso, uma flagship da marca está prevista para ser aberta até meados do próximo ano no país, e vendas online devem ser iniciadas em cerca de um mês.

A primeira coleção de vestuário da grife, que será apresentada aos lojistas na próxima quinta-feira, 22, será referente ao verão 2011 e contará com peças masculinas, sendo que as linhas feminina e infantil devem estrear no país em outubro, com o lançamento da coleção do inverno 2011. Camisetas, boardshorts, camisas e jeans, além de acessórios e calçados, estão entre os produtos da estação. De acordo com Luiz Arthur Gouvêa de Oliveira, diretor da 4Branding, toda a produção de vestuário será feita no Brasil, enquanto acessórios e calçados da marca serão importados. A produção de vestuário da coleção de verão 2011 deve alcançar cerca de 80 mil peças, sendo 15% desse volume representado pelo jeans.

 

Steve Van Doren

“Vamos apresentar as coleções com bastante antecedência para o lojista, escolhido de acordo com o perfil dos compradores da marca. Os 350 pontos serão divididos no país entre lojas especializadas em skate, surf, calçados esportivos e casuais e butiques, fazendo a ligação da marca com seu público-alvo”, explica Oliveira. Segundo ele, com o lançamento da coleção feminina, novos pontos multimarcas especializados no segmento devem passar a comercializar a linha da VANS.

 

De acordo com o diretor, a participação da marca em diferentes eventos e ações ligados à arte, música e o mundo do skate e do surf também estão nos planos, seguindo o modelo adotado mundialmente pela grife. Cerca de R$ 5 milhões devem ser investidos exclusivamente no marketing, que vai incluir divulgação por meio de redes sociais, revistas e o desenvolvimento do canal de vendas online da VANS. “O site da grife será direcionado ao consumidor final e vamos segmentar o público, oferecendo promoções especiais e a venda de edições limitadas dos produtos para formadores de opinião e pessoas ligadas à moda, música e o mudo das artes”, conta o executivo.

 

Tony Alva, Luiz Arthur Gouvêa de Oliveira e John Cardiel

Durante o lançamento da coleção, Steve Van Doren falou sobre as expectativas da VANS em relação ao mercado brasileiro. “Cresci observando o trabalho de meu pai no desenvolvimento da marca, e a ligação de sua criação com o mundo do surf e, principalmente do skate. Sinto-me muito orgulhoso e confiante com a distribuição da grife no Brasil. Nosso objetivo é tornar a marca reconhecida nacionalmente para que nossos trabalhos no país cresçam ainda mais”, comentou o executivo.

fotos: divulgação