Toritama vive fase de profissionalização

A cidade busca o reconhecimento de que o jeans local tem qualidade competitiva com outros pólos de produção

Termina hoje, 18, o 9o Festival do Jeans de Toritama. Em novo formato, o evento foi planejado com a intenção de divulgar a cidade como um grande pólo de produção de jeans, que o país já reconhece, e sobretudo, associar Toritama a produtos de qualidade, deixando para trás a imagem de roupas mal feitas e muito baratas.

 

As feiras com inúmeras barraquinhas e boxes para venda de produtos populares e baratos continuam a funcionar e fazem parte da paisagem das cidades do Agreste Pernambucano. No entanto, com o Festival do Jeans, o empresariado local almeja mostrar que, ao longo do tempo, segmentos desse mercado evoluíram em busca de qualificação e produtos melhor planejados.

 

A cidade com quase 30 mil habitantes vive da produção do jeans. Abriga 3 mil indústrias entre micro e pequenas confecções e lavanderias industriais que produzem 4 milhões de peças por mês, informa Luciano Farias, presidente da ACIT (Associação Comercial e Industrial de Toritama) e dono da lavanderia Nazaré. Nem todas formais, observa o executivo, cuja entidade que dirige é responsável pela realização anual do Festival do Jeans.

 

De acordo com ele, esse volume de produção só perderia para São Paulo. A cidade não tem problemas com desemprego. Ao contrário, falta mão-de-obra, que muitas vezes vem de longe, de municípios até 150 quilometros de distância. Na abertura do evento, na noite de sexta-feira, o prefeito Flávio Lima (DEM) destacou que a economia da cidade cresce 10% ao ano.

 

O problema de Toritama é a infra-estrutura básica, que nem de longe acompanha o ritmo de expansão econômica, como apontou o prefeito. Ele aproveitou o momento do discurso para cobrar o que considera a participação mais efetiva do governo do estado em atender às demandas da cidade, no sentido da melhoria de vida da população, como na questão da segurança pública.

 

“A renda é bem dividida, mas as pessoas daqui não moram bem por omissão do governo do estado”, acrescenta Farias. O atual governador de Pernambuco é Eduardo Campos, também presidente do PSB. O presidente da ACIT conta que a situação é agravada pelo fato de que a população flutuante regular na cidade chega a mais que o dobro de habitantes, alcançando 35 mil pessoas, entre trabalhadores que moram em outras cidades e compradores.

 

A duplicação da BR-104, conhecida como rodovia do jeans, que interliga Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe é comemorada como parte de uma demanda antiga dessas cidades. As obras num trecho de cerca de 50 quilometros estão em curso, sendo que o calendário oficial estima a conclusão para dezembro de 2010.

*a jornalista viajou a convite da organização do evento

foto: GBLjeans