Tommy Hilfiger planeja mais sete lojas no Brasil

Com a Inbrands, parceiro da operação brasileira, a marca americana tem oito pontos, três dos quais em sistema de franchising, além de vender para multimarcas.

Ao publicar o balanço do segundo trimestre do ano, a Inbrands, holding que detêm as marcas Ellus e Ellus Second Floor, Richards e Selaria Richards, VR e VR Kids, Salinas, Alexandre Herchcovitch, Bobstore e Mandi, anunciou que pretende encerrar 2013 com 15 lojas Tommy Hilfiger, sete delas a serem abertas entre julho e dezembro. Até abril, tinha três pontos próprios da marca e cinco franquiados, além de operar com 612 multimarcas. Das lojas previstas, três serão próprias e quatro serão franquias.

Também está nos planos iniciar a venda das coleções da TH pela internet. ”Acreditamos na evolução da marca com preços competitivos na comparação com competidores de mesmo posicionamento”, afirmou a empresa a investidores. O tom otimista em relação à marca americana, com a qual firmou acordo no final do ano passado, não se estende às demais operações da holding. O relatório do trimestre aponta para um cenário “mais restritivo à expansão no curto prazo em decorrência de redução no consumo e atividade no país. Esse cenário tem nos deixado muito atentos, buscando flexibilidade no fornecimento de produtos e nos investimentos para garantir agilidade da companhia em responder ao perfil de demanda dos nossos produtos. Sobras de estoque e expansão em áreas de maior risco mercadológico estão sendo evitadas pela companhia”.

No primeiro semestre a cautela deu resultados. A receita líquida cresceu na passagem de um trimestre para o outro, enquanto o prejuízo líquido foi reduzido. Entre abril e junho, as marcas da Inbrands tiveram receita líquida de R$ 201,65 milhões, aumento de quase 10% em relação aos três primeiros meses do ano quando apurou R$ 183,64 milhões. O prejuízo continuou a ser estancado, caindo de R$ 8 milhões, no primeiro trimestre, para R$ 1,4 milhão, em junho.

A melhoria dos resultados é atribuída a uma série de fatores. Começando pelos ganhos obtidos com a eficiência na integração de todas as marcas, “da manutenção de uma política de preços mais conservadora e de uma melhor performance das negociações com fornecedores e novas estratégias de sourcing”, explica o relatório da administração. Apesar da abertura de três lojas próprias da Tommy Hilfiger, a rede de lojas da Inbrands manteve os mesmos 176 pontos próprios que detinha em março, ao fechar uma unidade da Salinas e duas da Mandi.

Mesmo com os investimentos na marca TH, a rede de franquias da companhia ficou ligeiramente menor. Foram encerradas atividades de quatro franquiadas da Ellus, uma da VR, duas da Salinas, uma da Bobstore e três da Mandi. Os 11 pontos fechados foram compensados pela inauguração de cinco franquias TH.

Com exceção de Ellus e Bobstore, que viram aumentar o número de multimarcas com as quais trabalham, e da Tommy Hilfiger, as demais marcas da holding viram despencar a quantidade de pontos de revendas. Ainda assim, a Inbrands encerrou o semestre com 4,56 mil multimarcas, 95 a mais do mantinha em março. Para o segundo semestre, a empresa prevê o início de atividade do novo centro de distribuição localizado em Embu, cidade próxima da capital paulista. Sobre projetos de destaque do segundo trimestre, a Inbrands cita o reforço das linhas de denim da VR e da Richards, o avanço da linha Bossa, de roupas casuais da Salinas, e a ampliação dos artigos infantis na Richards e na Mandi, além do reforço na área de acessórios da Ellus e da descontinuação da vendas de algumas marcas importadas na Mandi.