Texfair será dividida em duas a partir de 2011

Na abertura do evento, a organização informou que haverá uma feira específica para cama, mesa e banho e outra para vestuário em datas diferentes a serem divulgadas

A 11ª edição da Texfair – Feira Internacional da Indústria Têxtil, que começou ontem, 18, segue até o dia 21 no Parque da Vila Germânica, em Blumenau (SC), apresentando os lançamentos dos segmentos de cama, mesa e banho, vestuário e decoração para o verão 2011. A feira conta com 400 expositores e espera até 25 mil visitantes nos quatro dias de evento.

 

Durante a abertura oficial do evento, o presidente do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau), Ulrich Kuhn, falou sobre a expectativa de resultados e a segmentação da feira, prevista de ser implantada a partir da próxima edição. “Podemos perceber um bom astral na expressão de expositores e compradores nessa edição, o que é uma boa indicação da força econômica, ao contrário do que foi visto em 2009, quando o mercado estava apreensivo”, comparou o executivo.

 

De acordo com ele, o setor de cama, mesa e banho vem ganhando espaço a cada edição, a ponto de estimular a divisão em feiras específicas, a ser promovida a partir de 2011. Hoje, as empresas do setor de cama, mesa e banho ocupam dois terços do espaço reservado para a realização do evento e, de acordo com informações da Sintex, cerca de 90% dos expositores dessa edição investiram no projeto de seus estandes, de modo a diferenciar bem seus produtos na feira.

 

“Devemos escolher duas datas no próximo ano para realizar uma Texfair do Lar e uma Texfair Vestuário. As empresas têm investido bastante na feira, e é importante que possamos focar o evento nos segmentos determinados, direcionando os negócios de uma maneira mais eficaz”, explica Kuhn, acrescentando que, no caso de apenas uma edição anual do segmento vestuário, a feira deverá concentrar os lançamentos das coleções de primavera-verão.

 

Em 2010, as boas previsões para a indústria têxtil estimam crescimento de até 12% no ano, sendo que, atualmente, o mercado direciona a atenção para o aumento de produção, e não para a modernização de equipamentos e técnicas, como nos últimos anos, aponta Kuhn. Apesar das boas expectativas, o presidente do Sintex ressaltou que o algodão como matéria-prima passa pelo maior ciclo de aumento dos últimos tempos.

 

“Nos últimos seis meses, a matéria-prima teve um aumento de 30%, e o fio de algodão já conta com 25% de aumento. Acreditamos que no próximo ano esse cenário deverá mudar. Entretanto, a situação é preocupante, tendo em vista a dificuldade de repassar esse impacto no custo para os lojistas e o consumidor final”, comenta.

 

Negócios Internacionais

 

Promovido pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Projeto Comprador AL-Invest visa promover o encontro de empresas nacionais e internacionais por meio de rodadas de negócios. Nesta Texfair, representantes de empresas da Polônia, Itália, Espanha, República Tcheca, Paraguai e Suécia participam desses encontros comerciais, que visam aproximar fornecedores nacionais de compradores estrangeiros.

 

Além disso, um grupo de oito integrantes da Associação Têxtil da China visita o evento pela primeira vez. “Fui a algumas feiras e fiz o convite para que eles visitassem o evento. A qualidade e os produtos impressionaram os chineses, e é gratificante ver a impressão deles em relação à feira, já que isso também ajuda na promoção do Brasil no mercado internacional”, enfatiza Kuhn.

*a jornalista viajou a convite da organização da Texfair

fotos: Edson Pelence