Santista assume Tavex como marca corporativa global

Essa é a ponta mais visível da fusão que deu origem à maior empresa de denim do mundo e que, hoje, tem capacidade instalada de 185 milhões de metros por ano para todas as linhas produzidas

 

A partir desta semana, a Santista assume a

marca global Tavex Corporation, que estará estampada dos cartões de visita à fachada das fábricas. Sob a nova assinatura, a companhia, fruto da fusão da brasileira Santista Têxtil com a espanhola Tavex Algodonera, pretende consolidar a posição de maior fabricante de denim do mundo, com 4% de market share. Com 11 fábricas, a Tavex opera com capacidade instalada de 185 milhões de metros de tecido por ano, entre denim, color e a linha workwear.

 

O anúncio da adoção da marca corporativa global veio acompanhado da nova estratégia de mercado, denominada Leading Together, a partir da qual a empresa pretende aperfeiçoar os serviços prestados aos clientes. “O objetivo é ser o melhor parceiro dos clientes, antecipando-se às demandas, trazendo para eles informações privilegiadas de tendências e produtos por estarmos atuando globalmente, condição que nos permite ser mais atualizados que a concorrência”, afirma Maria José Orione, gerente de marketing para a América do Sul da Tavex.

Resultados da
reestruturação

 

Esta semana a Tavex também divulgou os resultados do primeiro trimestre do ano. A companhia faturou 87,7 milhões de euros, que representa aumento de 2,27% em relação ao mesmo período de 2007. O prejuízo nos três primeiros meses de 2008 foi de 8,39 milhões de euros, ante o lucro de 349 mil euros registrado no primeiro trimestre do ano passado.

 

As perdas são atribuídas ao custo do processo de reestruturação próprio das grandes fusões, que incluiu o fechamento de três fábricas, como a de Aracaju (SE) em janeiro. O aumento de receita é creditado sobretudo aos negócios no Brasil, que registrou expansão de 3,7% em volume, acompanhada de aumento de preço de 3,1%. Do faturamento total no período, a operação brasileira respondeu por pouco mais de 70%, alcançando 65 milhões de euros.

 

Ainda no Brasil, a companhia prosseguiu com o plano de redução de ativos, firmando acordo com um fundo de investimentos pelo qual vendeu e na mesma operação alugou as instalações onde funciona a planta industrial de Americana (SP), num contrato de sale & lease back com o qual pretendia levantar 37 milhões de euros.

 

A Tavex faturou 388 milhões de euros, em 2007. Em comunicado ao mercado internacional de investidores, a empresa estimou deter 4% do mercado mundial de denim.