Rede de lojas de jeans italiana procura grifes brasileiras

A DeN Store participou de rodadas de negócios promovidas pela Fiesc dentro da programação da Texfair

A rede de jeans DeN Store, com 45 lojas localizadas ao norte da Itália, veio ao Brasil participar de rodadas de negócios com representantes de marcas nacionais, promovidas pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), durante a 10ª Texfair, no âmbito do programa AL-Invest, criado pela Comissão Européia para fortalecer os negócios entre a Europa e países da América Latina. A etapa realizada em Blumenau contou com 13 empresas interessadas em comprar diferentes produtos brasileiros de confecção.



 “São reuniões de 20 a 30 minutos, com o objetivo de aproximar compradores europeus de empresas brasileiras interessadas em exportar”, explica Juarez Gualberto, analista de comércio exterior da Fiesc. Do grupo europeu, participou a Unison, dona da DeN Store. Francesco Ventura, presidente da Unison, conta que veio pela primeira vez ao Brasil para avaliar a possibilidade de comprar jeans, camisetas, pólos, suéteres, camisas, blusas, shorts de grifes brasileiras. Ele conta que a DeN Store é uma das principais revendas de varejo na Itália de grifes como Diesel, Fornarina, Levi´s, G-Star.

A DeN (uma referência a denim) foi fundada em 2000. A expectativa para 2009 é comercializar 1 milhão de peças no ano, conta o empresário. Segundo ele, 30% do que vende nas lojas são produtos das três marcas próprias da loja (2Special, Variety, Italian Army), produzidas em regime de PL (private label), com parceiros da China (80%) e de países do Mediterrâneo (20%). “Para 2010, temos a meta de aumentar essa participação para 50%”, conta Ventura. Os outros 70% correspondem a vendas de grifes. Pelas conversas que manteve durante a Texfair, ele levantou alguns pontos a serem contornados para uma futura negociação, como o timing das coleções (inverno na Europa, verão no Brasil), modelagem (considerada muito justa para os padrões europeus). Uma exigência é a boa imagem da marca porque será vendida ao lado de grifes internacionais, destaca.

* A jornalista viajou a convite da Texfair

foto: divulgação