Qualidade e Lorsa vão operar juntas

O acordo prevê que a lavanderia vai processar apenas para as marcas do grupo e a inauguração de uma nova unidade em Avaré, interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2016.

A Lavanderia Qualidade, de Santana do Parnaíba (SP), firmou um acordo de exclusividade com o grupo Lorsa, confecção de private label que além de marca própria (Lorsa Jeans) tem clientes como a C&A, TNG e Memove. Para ampliar a capacidade de processamento, as duas empresas estão investindo em uma nova lavanderia em Avaré, no interior de São Paulo, que será inaugurada no primeiro semestre de 2016. Em fevereiro, a Qualidade recebeu o selo da ABVTex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) que homologa fornecedores, abrindo novas oportunidades para a lavanderia, a exemplo da parceria com o grupo Lorsa, afirma o diretor de criação e produção, André Duarte.

A unidade em Santana do Parnaíba passa a processar apenas peças premium, saindo de uma capacidade de 60 mil peças por mês para 100 mil. A nova planta de Avaré será responsável por um volume mensal de 400 mil peças e, de acordo com Duarte, vai trabalhar a identidade de cada marca de forma exclusiva. A planta vai receber equipamentos 3D, ozônio e laser tornando-a apta a processos como vintage verdadeiro, 3D e customização sob encomenda, tendo como objetivo a sustentabilidade. Segundo Duarte, além do tratamento biológico de efluentes, a lavanderia está programada para usar apenas um quinto da água hoje processada para esse volume de peças. “Vamos usar produtos químicos biodegradáveis e neutros, menos agressivos à natureza, com máquinas de ozônio integradas em todos os processos, para redução do uso da água e químicos”, afirma Duarte.

Em paralelo a empresa está investindo em capital humano. Três funcionários da Qualidade irão à Espanha para cursos focados em lavanderia na Jeans School. Hoje a empresa conta com 91 funcionários, e a nova unidade de Avaré terá em torno de 200 pessoas. “Esse investimento não olha apenas a produção local, mas visa atender a confecção mundial. As marcas estão cada vez mais internacionalizadas e nossa meta é atender esse cliente de forma integral”, diz Duarte. Apesar do cenário econômico recessivo, o executivo destaca que há mercado para produtos de qualidade. “A parceria com o grupo Lorsa nos capacitou a ir além e atingir um novo patamar de exigência”, completa Duarte. De acordo com o ele, a marca de jeans R.I.19 que era sócia da Qualidade, continua trabalhando de forma independente da empresa.