PVH e Inbrands criam Tommy Hilfiger do Brasil

Detalhes da parceria não foram informados, apenas que a joint venture começará a operar a partir de 04 de janeiro, sendo parte da nova estratégia da companhia americana.

A PVH Corp., holding dona de grifes como a Cavin Klein, juntou-se à brasileira Inbrands para criar a Tommy Hilfiger do Brasil S.A., joint venture que vai operar, gerir e comercializar os itens de vestuário da marca no país. A American Sportswear que até então respondia pela operação no Brasil terá participação acionária minoritária na nova empresa, mas, os sócios não informam detalhes da operação. O comunicado ao mercado diz tão somente que a joint venture começará a operar a partir de 04 de janeiro, quando também será rescindido o contrato com a American Sportswear.

Dos Estados Unidos, a PVH informa que o acordo celebrado está restrito ao Brasil. E que a American Sportswear vai continuar a operar os negócios da marca Tommy Hilfiger em outros países da América do Sul, da América Central e do Caribe, como vem fazendo desde 1986. A criação da joint venture com parceiro brasileiro reflete, diz a PVH, a estratégia da companhia de assumir diretamente os negócios em mercados globais considerados chave, como é o caso do Brasil. Inicialmente, a parceria tem prazo de dez anos.

Grupo retoma Calvin Klein

O anúncio da criação da joint venture no Brasil veio dias depois de a PVH comunicar que aguarda a aprovação, pelas autoridades financeiras dos Estados Unidos, para absorver as operações da Warnaco, pela qual ofereceu U$ 2,9 bilhões, além de participação de 10% sobre ações do PVH. Dessa forma, o grupo Phillips Van-Heusen assumirá integralmente o controle sobre a marca Calvin Klein. Embora a marca pertencesse ao PVH desde 2003, o grupo só vendia a linha de underwear e praia, além de acessórios e perfumes. A parte mais lucrativa, de jeans e outros itens de vestuário, era controlada pela Warnaco, que detinha acordo de licenciamento desde 1997.

A holding americana avalia que o controle total sobre as duas maiores categorias de produtos da Calvin Klein – vestuário e moda íntima –  vai destrancar o potencial de crescimento da grife em todos os canais de distribuição e mercados, especialmente na Ásia e na América Latina, regiões que eram operadas pela Warnaco. “Planejamos alinhar esses mercados com as nossas fortes operações na América do Norte e na Europa para alimentar nossas estratégias de crescimento para a Calvin Klein e a Tommy Hilfiger”, afirmou por ocasião do anúncio da fusão com a Warnaco, o presidente e CEO da PVH, Emanuel Chirico.