Preciosa investe no mercado brasileiro

Fabricante tcheca de cristais estabelece parcerias com estilistas locais em busca de ampliar participação na indústria da moda

Aproveitando o bom momento da economia nacional, o fabricante tcheco de cristais Preciosa decidiu investir para ampliar as vendas no Brasil. Desde o final da década de 1990, há cerca de 15 anos, a empresa comercializa sua gama de produtos no mercado local através de cinco distribuidores, em São Paulo e Rio de Janeiro. Para enfatizar a marca no segmento de moda, a Preciosa estabeleceu parceria com estilistas de alta costura, como Rodrigo Rosner, que apresentou na semana passada sua segunda coleção com itens de cristais checos, e Lino Villaventura, o acordo mais recente, que também levou o brilho de canutilhos, pedras e micanças para a passarela.



O segmento de jeans é outra área de muito interesse da Preciosa, afirma Michal Sekowski, gerente comercial da companhia. Ele conta que há, inclusive, negociação avançada de parceria com um polo brasileiro de jeans. Na moda brasileira, ele aponta outros parceiros comerciais: Ferri Calçados, Flávia Aranha, Giovana Dias Crochet, Luiza Perea (calçados e acessórios), Gracia Costa (joias em prata) e Yoguini (roupas para yoga).



Sekowski explica que as ações têm caráter institucional. A comercialização fica a cargo dos distribuidores entre os quais a Laskani, que vende em torno de 15 mil itens do fabricante, como correntes, miçangas, canutilhos, vidrilhos e pedras, conta Olga Perricci, executiva do distribuidor. A Laskani mantém estoque local, tem pronta entrega e o mínimo comercializado é de cerca de um quilograma.

A Preciosa atua em outras três áreas de negócio, além da moda – iluminação; vidros (decorativos e de aplicação técnica, como óptica); joias e presentes. Mas, é a parte de moda e acessórios que responde pela maior parte do faturamento dessa empresa criada em 1948 que mantém cinco fábricas em Praga, capital tcheca localizada na região da Bohemia, tradicional produtora de cristais.