Patogê investe R$ 1 milhão em estação de tratamento

A estratégia comercial da empresa, que produz 20 mil peças por mês, é fortalecer as vendas na região nordeste

 

A grife mineira Patogê investiu em torno de R$ 1 milhão para implementar a estação de tratamento de efluentes da área de lavanderia da empresa. O plano é conseguir dentro de seis meses reusar a água empregada no processo industrial de beneficiamento. No plano comercial, a meta é aumentar a participação do nordeste brasileiro nas vendas.

 

“Pretendemos fortalecer a marca no nordeste em 2009, já que 10% do nosso faturamento corresponde a essa região”, afirma Fabrícia Dias, gerente comercial da Patogê. Para atingir esse objetivo, a marca irá montar um showroom temporário dentro do Hotel Fiesta, em Salvador (BA), durante janeiro de 2009. “Pretendemos superar nossas expectativas com esse showroom. A princípio ficará montado por 20 dias, mas se o resultado for positivo deixaremos por mais tempo. Vamos aproveitar a época de temporada na capital baiana”, conta a gerente, com a expectativa de aumentar a participação para 15% em dois anos.

Toda a produção da Patogê é própria, incluindo a parte de lavanderia, que está localizada no município de Ibirité (MG). O último investimento da empresa foi de R$ 500 mil na compra de uma máquina de bordado para filigrana, em maio. A marca não tem lojas próprias ou franquias. As vendas são realizadas por 799 multimarcas espalhadas pelo país e atendidas por meio de pronta-entrega.

De acordo com Fabrícia, a marca tem parcerias com algumas multimarcas em relação a ações de marketing. “Temos uma parceria com uma multimarca de Salvador, que dá um brinde ao cliente que experimentar a calça da Patogê, por exemplo. Acho que esse tipo de abordagem agrega muito à marca e vai contribuir com o nosso plano de expansão no nordeste”, explica Fabrícia.

O jeans representa 85% da marca, que tem produção de 20 mil peças por mês. A Patogê tem 200 funcionários diretos e investe 3% do faturamento bruto em marketing.

fotos: divulgação