Osmoze pretende ser o maior grupo de jeans do Brasil

Com seis marcas, 12 fábricas, além de serviços de PL, a empresa de Cianorte (PR) promoveu uma série de mudanças nos últimos tempos

O plano do Grupo Osmoze é ser a maior companhia de jeans do Brasil. Com capacidade para 9 milhões de peças produzidas por ano, entre coleções de seis marcas e serviços de PL, o grupo administrado por Carlos Zelaquett promoveu uma série de ajustes estratégicos nos últimos tempos em função desse projeto. E deverá vir mais mudanças. Em setembro, será traçado o plano de negócios da empresa para os próximos dez anos, conta Kleber Grajave, gerente comercial do grupo.



Com uma fábrica que ocupa 10 mil metros quadrados de área em Cianorte, importante pólo de produção de jeans do Paraná, o grupo recentemente incorporou mais uma planta de uma marca local, ampliando a capacidade de produção. Mantém, ainda, dez fábricas menores espalhadas por cidades do estado, explica o executivo. Cerca de 70% do que produz estão reservados para as coleções das seis marcas – Osmoze, Denúncia, Luciana Gimenez, Linda Z, Eventual e Tuaren. A Six One foi licenciada para o grupo Beeight, também de Cianorte. Outros 30% estão voltados a trabalhos de PL.

A Osmoze será tratada como marca-conceito e foi a que mais sofreu alterações. As incursões ao varejo foram deixadas de lado, com a decisão de concentrar esforços no canal de atacado. A marca chegou a abrir uma flagship na rua Oscar Freire, na capital paulista, que foi fechada. Também a rede de franquias foi desmontada, acrescenta o gerente. Restaram apenas quatro lojas fraqueadas em Curitiba (PR), administradas por um membro da família.



Uma equipe de 32 representantes exclusivos comercializa as coleções da Osmoze. Outra equipe de porte semelhante vende Eventual. As demais marcas chegam ao mercado através de lojas de pronta-entrega, com destaque para as megalojas de atacado da Denuncia, marca que soma 20 pontos de venda.

Ao todo, o grupo administra carteira com cerca de 12 mil multimarcas espalhadas pelo Brasil. A participação no Denim Prêt-à-Porter faz parte da ação de divulgação da marca. Durante o evento, realizado a semana passada em Florianópolis (SC), o grupo levou a coleção de verão 2012 da Osmoze, lançada no final de maio, com 800 peças.



Um núcleo de 20 estilistas cuida do desenvolvimento das coleções de todas as marcas, explica Grajave. O tema de verão é Voe Livre, marcado por uma linha baseada em estampas exclusivas, aplicadas em vestidos e saias, além do jeans variado para homens e mulheres.

fotos: divulgação