O inverno 2009 pelo Senac Moda Informação

A estação se rende à diversidade intrínseca ao jeans, de modo que lavagens, formas e efeitos dependem mais do tipo de público que de regras engessadas do que vestir

 

A 32a edição do Senac Moda Informação tratou das direções de moda do inverno 2009 em dez palestras sobre cores, tecidos, padronagens, malharia, acessórios, bolsas, calçados, além de outras três direcionadas para os segmentos streetwear e surfwear. Para o jeans, foi mantida a divisão tradicional, com palestras do gerente de produto e estilo Maurício Lobo, para homens, e do consultor de moda Fernando Aidar, para mulheres.

Estilo masculino

Para sua apresentação, Lobo preparou mudanças que levam em conta as diferentes facetas do consumidor. Assim, apontou as direções de moda para o jeans masculino de acordo com três perfis: clássico, contemporâneo e moderno. 

O jeans para o homem clássico aparece com lavagens mais escuras e uniformes, ganhando cortes de alfaiataria com cós e passantes mais estreitos. O xadrez aparece na sarja do estilo clássico, que também tem cortes de alfaiataria e silhueta mais seca.

 

O homem contemporâneo conta com lavagens mais diferenciadas, que chegam mais claras e com efeitos de used, lixados, bigodes 3D, puídos e aplicação de ozônio. “O que define a lavagem é a luz aplicada no tecido e o ozônio é uma das técnicas utilizadas para isso”, comentou Lobo. Com bolsos e zíperes espalhados estrategicamente pelas peças, a sarja do público contemporâneo ganha detalhes discretos e formato mais largo no qadril e ajustado na perna.

 

Para os modernos, quase tudo é permitido. As lavagens aparecem muito claras e desgastadas. Efeitos de laser formando desenhos e aplicações de retalhos são destaques, abusando de formas e volumes nas peças. Localizados na parte da frente da perna, além de outros lugares incomuns, os bolsos chegam com sugestões de bordados na parte interna e fechamento por zíperes. Na sarja do homem moderno, cortes de alfaiataria são misturados com o estilo do jeans.

Ele aponto também que a silhueta mais marcante para o inverno masculino será a skinny com bolsos deslocados mais para baixo e lavagens vintage, com esfolados, puídos e rasgados aplicados ao longo de toda a peça. 

 

Jeans feminino

 

Com inspirações góticas e country, o jeans feminino reforça a presença do modelo skinny, que aparece ainda mais justo no inverno, na versão superskinny. Já presentes nas coleções de verão, as calças boca de sino continuam, abrindo espaço para o modelo bootcut com ou sem cintura alta.

Coletes, saias lápis e minissaias continuam nas coleções. O cinza ainda marca presença, desde os tons mais claros até os mais escuros. As cores do inverno passeiam por tons de azul, vermelho, roxo, pink, mostarda, preto, branco e delavês.

Os efeitos de contraste, com o uso de corrosões e desbotes são destacados, e dividem espaço com aplicação de tie-dye, lixados, puídos, rasgados e resinados. Nas estampas, continuam o xadrez, pele de cobra, zebra, tigre e onça.

Para os detalhes: botões e rebites; forros em cetim estampado; bolsos assimétricos; zíperes mais alongados; reguladores; zíperes nas barras das calças; aplicação de couro.

fotos: GBLjeans