Novo perfil societário para a Guadalajara

No ano passado, os irmãos Claudino acertaram a saída de Valdecy, de modo que a empresa passou a ser controlada por João e seus herdeiros

 

Depois de um longo processo, o Grupo Claudino concluiu a nova composição societária em outubro passado. A partir de 2003, os irmãos e sócios, João e Valdecy Claudino, deram início a partilha dos negócios, visando a sucessão. A saída de Valdecy da Guadalajara encerrou um ciclo da história empresarial construída pelos dois irmãos.

 

Com a separação, o Grupo Claudino passou a ser administrado por João e seus filhos, enquanto Valdecy ao lado das filhas criou o grupo SOCIC (Sociedade Comercial Irmãs Claudino S/A). As duas companhias mantém sociedade na Armazém Paraíba.

 

Os irmãos Claudino começaram em 1958, quando inauguraram a primeira loja, no Piauí, que deu origem a rede de lojas de departamento Armazém Paraíba, instalada em 230 cidades de nove estados, entre as regiões norte, nordeste e centro-oeste.

 

O magazine vende roupas, calçados, cama mesa e banho, tecidos, eletrodomésticos, móveis e aparelhos eletrônicos. Na área de vestuário, a rede trabalha com cinco marcas próprias: Vizzual, Opcion, Win, Emepê e Kid´s Kid´s. A Guadalajara foi criada em 1975 justamente para abastecer as lojas Armazém Paraíba. Mas, logo, a indústria passou a prestar serviços para outras marcas do mercado. E, cinco anos depois, os irmãos criaram a marca Onix Jeans.

 

O Grupo Claudino é um conglomerado de empresas. Além da Guadalajara e da rede de departamentos, o grupo tem um shopping center em Teresina (PI), editora, construtora, frigorífico, a fábrica de bicicletas Houston, sua própria agência de publicidade, uma fábrica de colchões e móveis, montadora de carroceria de caminhão e de contêineres.

 

*com reportagem de Camila Oliveira

 

foto: divulgação