Newcolor investirá R$ 3,5 milhões em nova fábrica

A unidade será erguida em área de 22,5 mil metros quadrados localizada no distrito industrial de Içara (SC), unificando as áreas industrial e administrativa da empresa

A Newcolor, fabricante catarinense de etiquetas externas, pretende inaugurar mais uma fábrica em janeiro de 2010. Com a nova unidade, a empresa planeja dobrar o volume atual de produção, que atinge a média de 1,5 milhão de peças diferenciadas por mês. A fábrica será erguida no distrito industrial de Içara, às margens da rodovia BR 101, facilitando a logística de despacho das mercadorias.

 

Além da nova fábrica, o terreno de 22,5 mil metros quadrados de Içara abrigará também o prédio da administração, hoje localizado em Criciúma, cidade distante cinco quilômetros do novo endereço. O investimento nesse projeto está avaliado em R$ 3,5 milhões, dos quais parte será bancada com recursos próprios e outra com recursos liberados pelo BNDEs (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

 

As obras começam em seis meses, calcula Rosa Maria do Canto, presidente da empresa. Rosa estima que a produção atinja média de 3,5 milhões de etiquetas diferenciadas por mês dentro de um projeto de cinco anos, a contar de 2010. O anúncio da nova fábrica foi feito durante as comemorações dos 20 anos da empresa.

 

A fábrica atual, localizada em Morro dos Conventos, outra cidade vizinha à Criciúma, será mantida. A intenção é adequá-la para suportar a implantação do modelo de “atravessamento rápido”, pelo qual a Newcolor passaria a atender as necessidades em etiquetas de redes de magazines, além de manter a área de terceirização. “A parte de atravessamento rápido ainda está em estudo, pois, requer a aquisição de máquinas específicas de produção”, explica Rosa.

 

A Newcolor começou em 1988, ocupando um pequeno cômodo de quatro metros quadrados, no alto do Morro dos Conventos, ao lado da torre do farol usado para guiar os navegantes que chegavam à praia aos pés do morro. Depois de mudanças sucessivas de endereço, a fábrica voltou para o Morro dos Conventos, em um prédio de 1,1 mil metros quadrados, enquanto a sede administrativa ficou em Criciúma.

 

Nesse período, a empresa concentrou a produção em etiquetas e tags diferenciados. Do volume total produzido, 70% são comercializados a marcas de jeans. Os outros 30% são sustentados por vendas para outros segmentos de confecção e para o setor moveleiro, além de outras aplicações. Entre os planos da Newcolor em direção ao mercado externo está a participação programada para 2009 na ModAmont, evento realizado na França e considerado referência na parte de aviamentos.

 

Segundo Rosa, a empresa contratou um escritório de representação comercial para comercializar os produtos na Europa. “Com o book de janeiro, vamos também para os Estados Unidos”, conta a executiva.

*a jornalista viajou a convite da Newcolor

fotos: divulgação