Mundo novo: 6 gerações de consumidores

É a primeira vez que o mercado se depara com tamanha variedade de perfis de pessoas dispostas a gastar, mostra estudo da AT Kearney

Empresas de todos os segmentos têm diante de si um desafio e tanto. Terão que avaliar como lidar com um mercado composto por seis gerações de consumidores. É a primeira vez que isso acontece, afirma recente estudo da consultoria AT Kearney. São pessoas dispostas a gastar, mas, com demandas diferentes e outros valores de consumo. O estudo inclui a novissima geração dos Alpha Gen, como os nascidos a partir de 2017. Junto com o Zers (1998-2016) formam os primeiros nativos digitais, aqueles que cresceram na cultura dos bits, com celulares e computadores acessando à Internet para tudo, de ouvir música a compartilhar arquivos.

Muitos Alpha já são filhos dos Millennials, geração que mistura analógicos e digitais, com os mais velhos hoje na casa dos 40 anos e os mais novos têm 22 anos. Lembrem-se que a Internet em 2019 completou 30 anos. As três gerações mais velhas são imigrantes digitais , obrigadas a incorporar a tecnologia ao dia a dia, ou excluídos digitais: X (1965-1980); Baby Boomers (1946-1964) e Silent (1928-1945).

Em 2030, no mundo, 40% dos consumidores serão nativos digitais, alerta a AT Kearney. “Esse cenário representa um desafio para o varejo daqui até 2030. Principalmente porque os Boomers e a Geração X devem parar de gastar em itens que influenciavam significativamente o crescimento do setor. Em 11 anos, os consumidores da Geração X terão em torno de 65 anos, enquanto os Boomers estarão perto dos 85”, aponta a análise.

As populações que hoje são mais jovens valorizam funcionalidades e experiências mais do que a compra em si. Eles estão acostumados a interagir com plataformas conectadas, assistentes pessoais, bots controlados por inteligência artificial, serviços on demand por assinatura, entre outras facilidades tecnológicas.

O estudo global revela entre outros pontos que 74% dos Gen Z atuais pagariam mais por roupas de marcas ambiental e socialmente responsáveis. Essa participação cai para 71% entre os Millennials; 59% Gen X; e 50% entre os Baby Boomers e os Silent Gen.

DESAFIOS DO VAREJO DE MODA

Outros especialistas ouviram dos nativos digitais interessados em comprar roupas produzidas segundo as melhores práticas é de que falta às marcas a comunicação simples e direta daquilo que fazem de bom. E embora os nativos digitais estejam acostumados à tecnologia e comprar online não represente problema algum, para os mais jovens (com menos de 18 anos) as lojas físicas pelo motivo banal de que a maioria não tem cartão de crédito.

Para as marcas de jeans, o desafio é ainda maior. Os nativos digitais não enxergam o jeans como uma roupa jovem ou descolada, porque até o bisavô usa. Reconhecem porém que o jeans é versátil e uma roupa para qual não há muita alternativa.

AS SEIS GERAÇÕES DE CONSUMIDORES NO BRASIL

Atualmente, os Gen Z são a maior fatia da população brasileira: 58,5 milhões de pessoas.

Rivalizam com os Millennials que correspondem a 58,2 milhões de pessoas.

Em 2030: os nativos digitais serão 43% da população no Brasil. Alcançarão 97,6 milhões, de acordo com as projeções do IBGE. Os mais velhos terão 32 anos.