Morena Rosa Shoes decreta independência

Com a estreia na Francal, realizada essa semana em São Paulo, a marca cria vida paralela aos negócios da Morena Rosa Moda

Ao arrendar uma fábrica de Sapiranga, tradicional polo gaúcho de produção de calçados, há cerca de oito meses, a marca Morena Rosa Shoes decretou a independência em relação à marca-mãe, agora, identificada como Morena Rosa Moda. Junto com a fabricação, a unidade de calçados do grupo paranaense montou a própria equipe comercial e de estilo, com planos de implantar uma rede de varejo, com a abertura de cem lojas nos próximos quatro anos – até 2016.



A unidade que nasceu no verão de 2011 como complemento da linha principal estabeleceu vida independente, conta Lucas Franzato, diretor de mercado da Morena Rosa Shoes. O marco da independência foi a estreia da coleção de verão 2013 durante a Francal (Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios), realizada a semana passada na capital paulista, de 26 a 29 de junho.



Antes dessa mudança, a unidade Shoes atendia pedidos das 2 mil multimarcas da rede da Morena Rosa Moda. “Hoje, a Shoes trabalha com cerca de 700 multimarcas”, calcula o executivo. Metade delas compra das duas unidades, enquanto a outra metade adquire exclusivamente calçados. A linha da Shoes não é vendida nas lojas de varejo da Morena Rosa.



Com produção estimada em 400 mil pares de calçados femininos por ano, a Morena Rosa terceiriza parte dos trabalhos. Para a coleção de verão 2013, a quinta desde o lançamento, a marca optou por trabalhar influências étnicas para calçados e acessórios, com Carol Trentini na campanha. Em calçados, são cem novos modelos, sem contar a parte de acessórios (bolsas, cintos e bijuterias), que também é diferente da linha de acessórios comercializada pela unidade Moda, faz questão de salientar o diretor.



Para o início da produção no Rio Grande do Sul, o grupo investiu R$ 2 milhões, a maior parte dos quais destinada à compra de equipamentos novos, explica Franzato. Segundo ele, só a Shoes contribui com faturamento de R$ 25 milhões por ano para o grupo.

fotos: divulgação