Mercatec investe em novas máquinas

Fabricante de uniformes jeans de Bauru, no interior de São Paulo, adquiriu bordadeira e ploter para internalizar produção de logomarcas, com previsão de crescimento em 2015.

Com 20 anos de operação, a Mercatec Uniformes, de Bauru, no interior de São Paulo, fabricante de calças tradicionais em denim, investiu no ano passado em uma máquina de bordar e um ploter que começou a operar neste ano, deixando de terceirizar a produção de logomarcas. Com produção média de 17 mil calças por mês, a empresa tem fábrica em Macatuba, a 50 quilômetros de Bauru, onde há mais acesso à mão de obra, informa o proprietário, Plínio Figueiredo. “A estratégia é concentrar 90% da produção internamente, fazendo fora apenas quando os pedidos ultrapassarem nossa capacidade de produção”, diz o executivo.

Com cerca de 300 clientes em todo o Brasil, a Mercatec, que tem como principal fornecedor a Vicunha, trabalha com tecidos de peso de 10, 11 e 12 oz, garantindo durabilidade das peças no trabalho em chão de fábrica, afirma Figueiredo. Um dos grandes sucessos da empresa é a calça com bolso chapado e elástico na cintura que cobre vários tamanhos, diminuindo itens de estoque.

A equipe da Mercatec customiza peças para diferentes demandas dos clientes. Um exemplo foi a produção de calças sem botões e bolsos com velcro para operários da indústria de cana de açúcar. Há três anos a empresa lançou peças com elastano em calças femininas e masculinas básicas. “Nos últimos anos percebemos que nossos produtos também são bem aceitos nos setores administrativos das empresas e não só no chão de fábrica”, observa Figueiredo.

Em 2011, antes da crise hídrica que vivemos hoje, a Mercatec deixou de fazer lavagens para amaciar as peças, com economia de 40 litros de água por calça. “Nossos produtos vêm em uma embalagem reciclável com instruções de desengome que pode ser feito em casa, na primeira lavagem, com no máximo um balde de água, sem prejuízo para o cliente. Essa operação permitiu queda de 8% no preço final da calça e maior rapidez no envio de produtos”, explica Figueiredo. Sem a espera da lavanderia, a empresa ganhou de três a quatro dias entre o pedido e o embarque da encomenda.

A Mercatec fornece uniformes para grandes clientes como a CSN, a indústria sucroalcooleira, fabricantes de vidros e autopeças. Em 2014, a produção foi 10,3% maior que no ano anterior, com a venda de 198,1 mil calças. De acordo com Figueiredo, neste ano, a estratégia será crescer com novos clientes e aumentar a produção, conforme a demanda. “Ganhamos em agilidade no envio de amostras aos clientes e esperamos crescer em 2015, apesar do pessimismo do mercado”, afirma o executivo.