Marisol avança como gestora de marcas

Em paralelo, o grupo fomenta canais de distribuição específicos, como a conversão de lojas multimarcas em OneStore; serão 750 até 2015

O qüinqüênio 2007-2011 será decisivo para o grupo Marisol. “Nesse período, queremos nos transformar de uma indústria do vestuário para uma empresa de gestão de marcas e de canais de distribuição”, disse Vicente Donini, o presidente da holding que produz e administra oito marcas, em palestra durante o Fashion Marketing, evento realizado nesta semana, em São Paulo.

 

A aproximação com varejo começou há seis anos, quando o grupo criou uma empresa dedicada a cuidar dos canais de distribuição das marcas. O trabalho deu bons resultados. Hoje, a marca Lilica Ripilica é uma grife infantil em processo de internacionalização. São 121 lojas no Brasil e 18 no exterior, além de outros pontos de venda fora do país. A meta é ter 140 lojas no Brasil e atingir 180 unidades, em 2010, informa Donini. A rede da marca Rosa Chá, apesar de menor e recentemente incorporada, deverá mais que dobrar até 2010 – passando das atuais 17 lojas para 45.

 

Consumidores
para a vida inteira

 

Outro projeto arrojado trata da implantação do conceito OneStore. “Começamos o processo em maio de 2006 com 12 lojas, como um laboratório”, explicou o executivo. O núcleo é o que internamente a empresa chama de rede de valor, criada para converter lojas multimarcas em OneStore. Até o final do ano, a conversão atingirá 50 parceiros. O objetivo é chegar em 2015 com 750 unidades OneStore.

 

Donini observa que o movimento em direção ao varejo não significa que o grupo Marisol perderá a vocação industrial. “As fábricas serão o nosso grande diferencial para alcançarmos o diferencial mercadológico”, avalia ele. O projeto de fundo é ter marcas capazes de atender o consumidor nas diferentes fases da vida – do berço à idade adulta. A aquisição de marcas nacionais segue essa lógica como, por exemplo, a compra da Pakalolo para atender as crianças que já não se encaixam nas coleções Lilica Ripilica ou Tigor T. Tigre.