Marcas catarinenses projetam crescimento em 2008

Empresas que participaram do evento SC Mostra Moda Jeans estimam índices de expansão entre 20 e 50%, em relação ao ano passado

Marcas catarinenses que trabalham com jeans apostam no crescimento dos negócios em 2008 a índices que variam de 20% a 50%. Essa é a estimativa de algumas das empresas que participaram do SC Mostra Moda Jeans, evento realizado de 5 a 8 de março, em Balneário Camboriú, no litoral centro-norte do estado. Para atingir esses números, estão estratégias de mercados que incluem desde a troca de nome da confecção, ações para fidelização de clientes, marketing especializado cada vez mais agressivo e a incorporação de novas tecnologias, principalmente no setor de lavagem do jeans.

A troca do nome Tchan do Brasil para Índigo, realizada pela empresa com sede em Criciúma, na região sul de Santa Catarina, por exemplo, é a grande esperança de vendas da marca, associada à qualidade dos produtos desenvolvidos pela confecção. “A expectativa é ampliar os negócios em pelo menos 40%”, destaca o representante da Índigo, Maycon Brand, explicando que a nova marca é de mais fácil aceitação. Atualmente, a Índigo produz 70 mil peças por mês, incluindo a produção para terceiros.

 

Com 20% das vendas concentradas em Santa Catarina, a Gata Bakana, confecção com sede em Massaramduba, no norte do estado, espera crescer este ano até 50%, vendendo apenas para o mercado nacional. A marca, que desenvolve também produtos em malha, considera que o jeans é a grande aposta para ampliar o volume de negócios em 2008. “O jeans identifica melhor a marca, além de fidelizar clientes”, assegura Maurício Schlindwein, diretor comercial da Gata Bakana, empresa que vende 80 mil peças por mês.

 

Para atingir os índices projetados, uma maior concentração das vendas em regiões onde a participação da confecção ainda é pequena, a contratação de uma agência de comunicação especializada para atender o mercado do nordeste, além da presença em feiras especializadas nessa região, são algumas das estratégias adotadas pela direção da confecção. Outra providência, segundo Schlindwein, é a criação de peças cada vez mais bem elaboradas.

 

Com quatro anos no mercado e igual número de participações em edições da SC Mostra Moda Jeans, a catarinense Indulto, de Rio do Sul, segue a tendência, estimando crescer em 2008 pelo menos 30% em relação ao ano passado. De acordo com o gerente de vendas, Adilson Pinheiro, 25% dos negócios estão concentrados em Santa Catarina. Estados como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná absorvem os outros 75%, completa o gerente sem revelar o volume de vendas.

 

Presente pela primeira vez em uma edição do evento, a Pokaonda, confecção com sede em Nova Trento, trabalha com a estimativa de aumentar o volume de negócios em pelo menos 25% este ano. A confecção, desenvolvida para atender o público jovem, associa a marca à participação em novelas da Rede Globo, como a Malhação que tem como alvo adolescentes e pré-adolescentes, como uma das alternativas para aumentar o volume de vendas e divulgação em revistas. “Estamos crescendo no mercado nacional, principalmente nos estados do nordeste”, destaca Valter Moacir Boso, representante da Pokaonda. O mercado de Santa Catarina responde por cerca de 20% dos negócios da marca, que vende em torno de 15 mil peças por mês.

 

fotos: divulgação/Thiago Bellini