Mamute combina produtos diversificados e treinamento

Indústria de máquinas paulista construiu uma lavanderia-escola

Da percepção da carência do mercado em relação a maquinário para lavanderias industriais, os sócios Renato Sampaio e José Zanetti abriram a Mamute Equipamentos, fabricante de máquinas para o setor localizado em Limeira, Interior de São Paulo. Com oito anos de vida, a Mamute conta, hoje, com 152 tipos de máquinas para lavanderias industriais.

Os principais compradores são hospitais e empresas que beneficiam jeans. O serviço de treinamento é apontado com um dos diferenciais da empresa, que há um ano mantém funcionando uma lavanderia-escola, aberta a clientes e outros interessados.

“A venda de máquinas não é diária; é sazonal. E, por isso, é importante diversificar produtos para sempre atrair clientes”, revela Renato Sampaio que, além de sócio, é diretor comercial da indústria. A produção da empresa gira em torno de 30 máquinas por mês. Os preços variam entre R$4 mil e R$ 200 mil. Segundo Sampaio, a fábrica está entre as três melhores e maiores do Brasil. Emprega 63 funcionários e 150 pessoas prestam serviço à empresa.

A visita a feiras nos Estados Unidos e na Europa ajuda a manter a atualização em novas tecnologias de máquinas; além das novidades nacionais. A Mamute também está antenada com as tendências de moda. “Precisamos saber o que os beneficiadores vão produzir para fabricarmos as máquinas”, explica o diretor.

Qualificação

Além dos equipamentos, a empresa dispõe de estrutura para elaborar o projeto de implantação de uma lavanderia e treinar o pessoal da área. “A Mamute dá ao cliente a solução completa”, ressalta o empresário. O que começou como um benefício, hoje ganha estrutura de formação continuada. “Os cursos surgiram para agregar valor ao serviço da Mamute. O projeto cresceu e hoje queremos que os cursos ajudem a profissionalizar o setor. Seja para o manuseio das máquinas, seja na área administrativa. Oferecemos aulas que abrangem todo o processo”, explica Sampaio.

A empresa mantém espaço dedicado às aulas na fábrica. As palestras são ministradas por profissionais de todos os ramos envolvidos no setor de lavanderias. O preço dos cursos variam entre R$ 300,00 e R$ 700,00, dependendo da formação que se quer conseguir. Os clientes continuam desfrutando do serviço gratuitamente.

Além do crescimento na área educacional, está nos planos dos sócios fazer com que o cliente acompanhe a montagem do equipamento. Por meio do link ’fábrica virtual’, encontrado no site da empresa, o comprador poderá acompanhar a montagem de sua encomenda. A previsão para esse novo serviço é para 2007. Já no quesito crescimento, o foco é o setor hoteleiro, em ascensão no Brasil.

O segmento de jeans, conforme o diretor comercial, é um mercado estável. A novidade é uma lavadora frontal que tem capacidade para processar 240 quilogramas. Segundo o executivo, a intenção é atingir empresas pequenas em função da maior capacidade produtiva por um preço quase igual ao da máquina tradicional com capacidade para 200 kg. “A linha para lavanderias de jeans da fábrica é bem completa”, afirma Sampaio. Diversificar produtos tem sido a solução para estar sempre em dia com os clientes que beneficiam jeans.