Lucia Figueredo compra mais um galpão de 1,2 mil m2 em Cianorte

A partir de 2009, os investimentos da empresa serão aplicados em qualificação da mão-de-obra empregada, aperfeiçoamento de qualidade e da logística de produção dividida entre seis fábricas

Com a recente compra do galpão de 1,2 mil metros quadrados ao lado da sede, que ocupa 5 mil metros quadrados no distrito industrial de Cianorte, cidade a noroeste do Paraná, o grupo Lucia Figueredo conclui o plano de reconstrução e expansão iniciado há quatro anos. “Daqui por diante, minha preocupação é cuidar do produto, de aspectos da administração da empresa, como a qualificação da mão-de-obra para atingir o patamar de qualidade que estabelecemos e para melhorar a logística entre as seis fábricas”, enumera Lucia Figueredo, que começou a empresa há 14 anos em Japurá, cidade distante 25 quilômetros de Cianorte.

 

Atualmente, o grupo produz três marcas femininas (Lucia Figueredo, Retrato Falado e Lu and Lu), emprega 700 funcionários, distribuídos entre unidades nas cidades paranaenses de Cianorte, Japurá, Braganey, Iracema do Oeste, Iguatu e Umuarama. Além de contratar serviços de fornecedores externos de costura. Das quase 100 mil peças produzidas por mês, 60% correspondem a modelos da linha jeans.

 

Tatiana Nakayama, coordenadora de moda da empresa, conta que a primeira marca é a que leva o nome da dona e que foi comercializada no modelo de pronta-entrega até 1997, quando passou a contar com uma rede de representantes. A Retrato Falado é a segunda marca, muito forte em jeans e que foi criada para substituir a Lucia Figueiredo nas lojas de pronta-entrega.

 

A terceira marca, Lu and Lu, voltada para o público teen, nasceu há dois anos também como pronta-entrega. Mas, em 2008, mudou para ser comercializada por representantes.

 

Superação

 

Os últimos quatro anos foram de reconstrução da fábrica de Cianorte, que foi completamente destruída por um incêndio em janeiro de 2004 e abalou a estrutura da empresa por interromper uma trajetória de crescimento que estava no auge, lembra emocionada Lucia que, hoje, é também presidente da Expovest, a feira de pronta entrega de Cianorte.

 

 

Com a reviravolta, ela assumiu a presidência da empresa e deixou o estilo, que está a cargo de três estilistas. “Mas ainda interfiro no jeans”, conta divertida. Reconstruído, o galpão principal de Cianorte abriga o showroom, as áreas de distribuição, desenvolvimento de produtos e acabamentos, corte e costura.


*a jornalista viajou a convite da organização da Expovest

fotos: divulgação Expovest (Renê Martins)