Linha infantil da Gant chega ao Brasil

No mercado brasileiro há cinco anos com a linha adulta, a marca europeia planeja ganhar espaço nas multimarcas também com os produtos para crianças

Presente no Brasil, há cinco anos, com as linhas adultas, a Gant inicia as vendas de sua a linha infantil no país, a partir da coleção de verão 2013. Com três lojas locais, a empresa americana pretende investir em ações de marketing para reforçar o canal de atacado e aumentar o reconhecimento da marca no mercado nacional. Há cerca de 60 anos de mercado, a marca famosa pela linha de camisaria foi criada nos Estados Unidos, mas hoje é controlada pela empresa suíça Maus Frères (também dona da Lacoste). No Brasil, a marca é distribuída pelo representante português, o grupo Ricon Industrial, responsável pela produção e distribuição de outras marcas internacionais.

A entrada no mercado brasileiro foi efetivada através da participação no varejo, em 2007, quando a Gant abriu a primeira loja no país, em Curitiba, capital do Paraná. Atualmente, a marca conta com outras duas unidades – ambas na capital paulista – que vendiam apenas os produtos da linha adulta. Há cerca de dois anos, a marca entrou para o atacado e, hoje, mantém cerca de 40 multimarcas no Brasil que revendem os produtos da Gant adulta.

Agora, a partir do verão 2013, a empresa passa a comercializar também os produtos infantis, para atacado e varejo. A apresentação da linha para o atacado foi feita no Ópera, evento de negócios voltado para o mercado infantil, realizado no início de junho. Segundo Natalie Vinagre, consultora de vendas da Gant, o lançamento da linha para crianças vem acompanhado de preparações para investimentos em marketing e mergulho total da marca para a introdução dos produtos em lojas multimarcas.

“Não temos pretensão de ter milhares de multimarcas. Nossos pontos são bem selecionados.”, explica Natalie. A consultora ainda realça que a empresa oferece treinamentos para as multimarcas que trabalham com os produtos da Gant. “Tem um treinamento merchandising, de vendas, uma explicação sobre a marca e produtos e até um motivacional, para justificar o porquê de vender a Gant”, acrescenta.

Natalie enfatiza que, inicialmente, a seleção para as multimarcas infantis não foi tão rigorosa e, durante o Ópera, onde foi lançada a linha para o mercado brasileiro, a empresa vendeu os produtos para 12 lojistas infantis. “Para este início, na feira, nem estipulamos quantidade mínima de vendas. Uns levaram 50 e outros 300 peças”, realça a consultora.

fotos: divulgação e GBLjeans