Lavinorte planeja expansão

A lavanderia de Cianorte que, atualmente, ocupa área de 10 mil metros quadrados em plena Rua da Moda, na nova fase atingirá 24 mil metros quadrados

A Lavinorte, de Cianorte (PR), acaba de comprar o terreno ao lado de onde a lavanderia funciona. A aquisição é parte do plano de expansão física e reorganização industrial a ser executado nos próximos dois anos, que prevê aumento de capacidade da estação de tratamento de efluentes, compra de máquinas de produção, entre outras providências.

 

Segundo Inovildo da Silva, sócio da empresa, pelo projeto a nova planta da Lavinorte alcançará área de 24 mil metros quadrados. É mais que o dobro da área ocupada hoje em plena Rua da Moda, região que concentra as lojas de pronta-entrega da cidade.

 

“Daqui dois anos, a lavanderia estará mais compacta porque o plano prevê corrigir o traçado de produção”, observa Marcelo Queiroz, gerente de produção e desenvolvimento da empresa. Ele conta que ao longo desses 15 anos, a empresa cresceu e foi ampliando as instalações sem um projeto definido. O plano de ampliação atual prevê a disposição racional das diversas áreas de produção, de modo que o processo ganhe competitividade.

 

Na parte de máquinas industriais, a previsão é trocar o equipamento de marcação a laser em uso por um modelo de maior potência. Há três meses, a lavanderia testa o desempenho de uma máquina de ozônio, usada para limpeza e clareamento das peças, e decidiu que vai ficar com a máquina e comprar mais duas, informa Queiroz. De acordo com ele, a máquina de ozônio economizaria de 3 mil a 4 mil litros de água por operação.

 

A Lavinorte atua como fornecedor no modelo PL (private label) e prestando apenas serviços de lavanderia. Atende grifes como Forum e Triton, Ellus, M.Officer e Puramania para as quais mantém salas exclusivas de desenvolvimento. Entre PL e serviços de lavanderia, a Lavinorte produz 400 mil peças por mês com efeitos diferenciados. “Com os básicos, esse volume pode chegar a 1 milhão de peças por mês”, diz o gerente.

 

Lavinorte em números

 

:: 700 funcionários diretos, entre confecção e lavanderia

:: consome 90 mil litros de água por hora, sendo que reúsa 78% no processo industrial

:: tem 19 lavadoras de 250 quilos cada uma

:: consome 25 metros cúbicos de madeira por dia para queimar na caldeira, mas mantém 115 alqueires de eucalipto em área diferentes da cidade, que garantem a auto-suficiência da empresa em madeira há três anos

:: mulheres só são admitidas para a área de passadoria, para evitar o contato delas com produtos químicos

*a jornalista viajou a convite da organização da Expovest

fotos: GBLjeans