Lavanderia Universo construirá nova sede

O prédio centralizará as unidades de lavagem, serigrafia e diferenciados, cujos equipamentos serão modernizados

 

 A Lavanderia Universo investe em novidades neste ano, a começar pelas novas máquinas de serigrafia que devem entrar em funcionamento dentro de cerca de três meses. O investimento no equipamento, que custou cerca de R$ 60 mil, produz camuflagens e aspectos grafitados, permitindo a customização das peças e ainda a mistura deste efeito com outros, por exemplo, o do laser.

Até o fim do ano, a Universo inicia a construção da nova sede, que continuará localizada em Xanxerê (SC), mas sairá do centro da cidade que fica no oeste do estado. A sede, que tem construção estimada em R$ 600 mil, reunirá as três unidades – a de lavanderia, a de diferenciados e laser, a de serigrafia – que hoje funcionam em endereços diferentes, apesar de próximos. A área já foi comprada, conta Suzana Sfredo, dona da Universo.

Após a construção do prédio, a próxima etapa de investimento é na automação dos equipamentos de produção. Outro plano é destinar recursos adicionais com vistas ao reúso de água. O projeto atual é de passar a reutilizar a água evolvendo o sistema de lagoas e o uso da água da chuva, completando os tratamentos de efluentes e decantação que já são feitos.

A empresa também passa por uma consultoria há cerca de cinco meses, no intuito de treinar melhor os funcionários e dar mais agilidade aos trabalhos. O incentivo, que conta com premiações por produtividade, já deu resultados na parte das peças diferenciadas, que foi alvo da primeira ação. Em três meses, a produção aumentou em torno de 30%, passando de 21 mil peças ao mês para cerca de 27 mil.

 

“Antes dessa iniciativa, demorava muito para terminar os trabalhos diferenciados, que necessitam de mais atenção e têm mais detalhes que os demais. Depois da consultoria, aumentou a nossa produção e finalizamos as peças com uma rapidez bem maior, além do retorno financeiro ter aumentado também”, entusiasma-se Suzana.

 

No mercado há 24 anos, a lavanderia atende a diversas marcas, como a Hall Star e a Young Spirit, além de algumas das peças para o desfile de Walter Rodrigues na última edição do Fashion Rio. Esta foi a terceira coleção em que a lavanderia trabalhou com o estilista.

 

“Tentamos fazer nosso trabalho diferenciando a peça do comum para o bom gosto”, diz a executiva. No último ano, a empresa, que já trabalha com efeitos em laser há dois anos, adquiriu máquinas para o efeito resinado como a polimerizadeira e a estufa, além de mais duas lavadoras. Com produção de 30 a 50 mil peças por mês, a Universo com 30 funcionários terceiriza uma pequena parte dos serviços.

fotos: reprodução