Lavanderia Tropical investe em inovação

Com uma clientela formada por importantes confecções, a empresa planeja estar entre os cinco maiores beneficiadores do Brasil em quatro anos

 

Localizada em São João Nepomuceno, cidade que abriga o segundo maior pólo de confecções de Minas Gerais, a Lavanderia Tropical oferece os mais avançados tipos de beneficiamento em peças de índigo. Apostando na oferta de serviços diferenciados e em inovação, a empresa investe em uma área de marketing e de desenvolvimento de produto que cria cerca de 80 tipos de lavagem por coleção e monta máquinas para executar as novas lavagens. A meta do beneficiador é estar entre as cinco maiores lavanderias industriais do país até 2010.

Há 15 anos no mercado, a lavanderia atende clientes como Fórum, Zoomp, VR, Yes Brasil. Segundo Janaína Valle, diretora de marketing da Tropical, o forte da empresa é a pesquisa para oferecer ao cliente um leque maior de opções. As pesquisas da lavanderia são feitas por meio de quatro viagens por ano à Europa e aos Estados Unidos, além do acompanhamento na imprensa especializada. A equipe de desenvolvimento de produto conta com 20 pessoas.

Além das lavagens, há quatro anos a equipe também é responsável por elaborar junto com os mecânicos a arquitetura das máquinas usadas para obter alguns dos efeitos exclusivos. “Para a última coleção, por exemplo, foram desenvolvidas duas máquinas para fazer scrape e um novo tipo de puído. O scrape, que são pequenos furos no tecido, foi um dos serviços mais solicitados pelas confecções”, revela Janaína Valle a diretora.

Além do scrape, o amassado, o fast pin, o pasta, o mix e o mofo foram outros efeitos bastante requerido. Independentemente das coleções, tem a demanda constante: lixado, tank, puídos, esmerilhado, laser,jato de areia, used, dirty, jato de tinta, destroyed, superstone e tingimento. A coleção Inverno 2007 começa a ser pesquisada agora. A primeira fonte de tendências será a feira internacional Bread and Butter, realizada em julho em Barcelona e em Berlim.

“Desenvolvemos, em média, 80 lavagens por coleção. Elas servem como base para os pedidos dos clientes, que às vezes chegam com idéias prontas. A variedade que se pode obter a partir das nossas opções de lavagens é infinita”.