Lavamatic planeja aumento de 30% na produção

A lavanderia cearense, que processa em torno de 150 mil peças por mês, investiu R$ 200 mil em maquinário e desenvolvimento de produto

 

Há 29 anos no mercado a Lavamatic é a primeira lavanderia industrial a beneficiar jeans no Ceará. Localizada em Fortaleza, sua produção atual gira em torno de 150 mil peças por mês. Até o final de 2006, a intenção é chegar a 200 mil, segundo o proprietário da beneficiadora, Alexandre Dall’Olio.

O empresário acaba de voltar de uma viagem à Europa. Esteve na Itália e na França, onde visitou a lavanderia Fimatex e conheceu novas tecnologias de beneficiamento. “O forte do Brasil são os processos manuais e a criatividade, enquanto a Europa opta pela tecnologia para substituir mão-de-obra”, diz ele.

A empresa cearense se destaca na região por possuir tecnologia para fazer trabalhos diferenciados como laser, jato de areia, tingimento e estamparia. “Não somos a primeira em quantidade de peças produzidas no estado, mas somos a líder em serviços diferenciados”, garante DallOlio. O investimento em novo maquinário visa aumentar a produtividade sem depender de novos funcionários.

Hoje a Lavamatic tem 120 empregados que trabalham num espaço de 1.200 metros quadrados. Até o final de 2006, a idéia é construir mais 500 m2 para suprir a demanda. “Nossa idéia é beneficiar mais peças para os mesmos clientes”, conta Dall’Olio. Atualmente 70% da produção é focada no Ceará, também há clientes no Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre os planos do empresário está o de passar a atuar na área de bordados.

A lavanderia atende cerca de 40 clientes, como Vide Bula, Marisol, Dona Florinda, Santista, Santana Textil, Vicunha, Hollister, VR Menswear, VF Corporation e Abercrombie. Algumas empresas de estados mais afastados têm procurado a lavanderia. A logística é feita por transporte aéreo e, segundo o empresário, o valor do frete é compensado pelo menor custo da mão-de-obra no Ceará.

Nos últimos quatro meses, a empresa investiu R$ 200 mil na compra de maquinários e na reestruturação da área de desenvolvimento de produto que, agora, conta com um estilista. O resultado do trabalho da equipe de criação pode ser conferido no showroom que a empresa mantém há dois anos. A cada coleção são apresentados 100 tipos de lavagens, feitas com base em viagens ao exterior e revistas especilizadas. “Nossa equipe oferece uma consultoria em lavagem para os clientes”, explica.

Dall´Olio revela que o diferencial da Lavamatic é o triângulo qualidade, agilidade e criatividade. Para manter os três pontos sempre bem unidos, ele assegura treinamento constante e benefícios para os empregados. Apesar da concorrência ter aumentado nos últimos anos, o executivo afirma que, por oferecer serviços que exigem tecnologia mais avançada, a lavanderia tem espaço garantido.

Além da Lavamatic, o empresário também preside o Sindicato das Lavanderias do Ceará, atualmente com 32 membros. “O Ceará já foi o segundo pólo de confecção do Brasil, hoje está em quinto lugar. Isso aconteceu porque a região não se modernizou”, avalia. Correndo para recuperar o tempo perdido, as lavanderias locais buscam se aprimorar e unir forças. “Às vezes acontece de uma lavanderia ajudar no pedido da outra, por exemplo. É importante todo mundo crescer junto. Se minha empresa cresce, as outras também e o mercado melhora”, argumenta o presidente da entidade.