Lavamatic fecha sociedade com o grupo italiano Filmatex

A partir de agora, a lavanderia tem acesso à linha de pesquisa e desenvolvimento do grupo, produzindo em conjunto, e simultaneamente, o que será lançado na Europa e em outras partes do mundo

Comemorando 30 anos de existência da Lavamatic, lavanderia localizada em Fortaleza (CE), os proprietários anunciam a parceria que acabam de fechar com o grupo italiano Filmatex. Especializada em beneficiamento de denim, a lavanderia estrangeira desenvolve pesquisas e investe em equipamentos de ponta e produtos para o refinamento das peças jeans. Pelo acordo firmado, esse aparato tecnológico e o conhecimento deverão ser injetados em solo brasileiro, uma vez que o contrato prevê aporte de capital na forma de máquinas por parte dos estrangeiros. Em contrapartida, a Lavamatic entra com espaço físico e mão-de-obra.

 

O diretor presidente da lavanderia brasileira, Alexandre Dall´Ollio (foto), avalia que um dos grandes benefícios proporcionados pelo negócio será a produção de novidades simultaneamente ao que ocorre na planta italiana. Assim, a Lavamatic espera lançar no Brasil, ao mesmo tempo que na Itália, as mesmas novidades que serão oferecidas ao mercado europeu e de outras partes do mundo. “Meu principal estímulo para bater o martelo nesta negociação foi justamente esse. Quando viajamos para fazer pesquisas, o que vemos nas vitrines é o que já está saindo de moda. Agora, o Brasil entra na crista da onda”, entende o empresário. A nova coleção será apresentada ao mercado nacional, no começo de 2008.

 

Sem revelar quanto por cento da empresa foi vendida, Dall´Olio diz apenas que dez equipamentos de ponta já estão no porto italiano, prontos para serem despachados para o Brasil. Dentre as ferramentas que serão importadas estão máquinas para aplicação de jato de areia, robôs para realizar operações de lixamento, lavadoras e extratoras, máquinas para resinado, forno usado em processos para fixação de efeitos 3D (tridimensionais) e robôs de pintura que serão agregados à produção da beneficiadora cearense.

EFEITOS DIFERENCIADOS COM A PARCERIA

O diretor ressalta que o diferencial das máquinas está no acabamento especial e exclusivo que elas conferem à peça. “Não há essa tecnologia em nenhum equipamento das lavanderias brasileiras”, afirma. Para receber o maquinário foi necessário um investimento de R$ 500 mil, destinado à compra de um novo galpão. O quadro de funcionários da empresa também aumentou, com a contratação de mais 20 profissionais para operar as novas máquinas, somando um total de 110 colaboradores.

 

Em um mês, dois técnicos italianos se juntarão à equipe. Segundo Dall´Olio, a produção e a parte de estilo serão controladas pelos novos sócios. A previsão é de que, a partir de dezembro, a Lavamatic já esteja operando em novo formato. Há expectativa, também, que, com a sociedade, o volume de produção seja triplicado no prazo de um ano. Atualmente, a empresa brasileira processa 100 mil peças por mês.

 

“As negociações duraram cerca de dois anos, e só em setembro, chegamos a um denominador comum”, conta Dall´Olio. Segundo ele, a associação com os italianos permitirá à Lavamatic trazer novos clientes para o estado, que já é um forte pólo de beneficiadores do jeans. “Já estamos em negociação com clientes do sul”, adianta. A empresa atende cerca de 40 clientes, dentre Marisol, Dona Florinda, Hollister, VR Menswear e Hering.

O grupo italiano Filmatex, formado em 1993, é composto pela união das empresas Opera, especializada em bordados e design; de estamparia Blotex; e pela lavanderia Fimatex. O complexo é especializado em lavagem e tratamentos industriais sobre todos os tipos de têxteis e vestuário, incluindo denim, que representa a atividade principal do grupo. Entre os principais clientes, se destacam Armani, Cavalli, Dolce & Gabbana, Miss Sixty e Nudie Jeans.

foto: Jarbas Oliveira/GBLjeans/julho07