Kokid quer estreitar laços com as facções

Entre as estratégias da marca cearense está o treinamento de funcionários dos parceiros, de forma a otimizar volume, tempo e qualidade da produção

Desde o último mês de novembro, a cearense Kokid vem fortalecendo o seu mais novo projeto de incentivo a facções. Contemplando o estado de origem, a empresa estabeleceu uma estratégia que visa fornecer treinamento a oficinas de costura com as quais trabalha e que aceitem firmar parceria com a marca. Atualmente, são 40 facções que fazem parte do projeto e passam a ser chamadas de UPK´s (Unidades Produtivas Kokid).

A marca passou a terceirizar sua produção desde 2009, quando fechou as portas da fábrica própria e transferiu a produção de 720 mil peças para facções do Ceará (Veja mais). Segundo a empresa, o principal objetivo do projeto com as UPK´s é colaborar com os microempresários, visando fortalecer essa cadeia de empresas, o que trará reflexos na qualidade e no tempo de produção das peças da marca.

Ao todo, a Kokid conta com 75 parceiros fixos de produção, mas, para participar do projeto, a empresa não exige que a facção já tenha trabalhado anteriormente com a marca. “Já temos casos de facções que participando desse projeto chegaram a dobrar o número de produção”, revela Jorge Crija, diretor industrial da Kokid.

Através de entrevista e visita para analisar os aspectos técnicos da facção, a Kokid entra em ação iniciando o treinamento dos profissionais. Para garantir que as medidas estão sendo bem implementadas, a empresa faz inspeção ao menos duas vezes por semana, em cada UPK. Assim, pode se certificar da qualidade do que está sendo produzido, pondera o diretor. As facções selecionadas não precisam, necessariamente, produzir apenas peças da Kokid. “Se produzir apenas as nossas, não terá parâmetro de comparação de crescimento”, enfatiza Crija. Para o jeans, é necessário, ao menos, produzir para duas marcas diferentes.

Segundo ele, as vantagens para a Kokid são sustentadas por dois pilares: a certificação da qualidade do produto e a redução no tempo de produção, que foi otimizado em 50%, garante o executivo, sem informar detalhes.

Com 40 facções participando do projeto, a Kokid acredita ser possível aumentar o grupo com mais 16 parceiros industriais até o final do ano. “O mais recompensador é ver que essas empresas começam a crescer e sentir os resultados do trabalho feito por elas próprias”, diz o diretor, acrescentando que a Kokid avalia planos para expandir o projeto.

foto: divulgação