Kokid Jeans terceiriza produção

Com 30 anos no mercado de moda, a marca cearense adotou um novo modelo pelo qual repassou máquinas e equipamentos a ex-funcionários, que montaram facções para atender à demanda da empresa

Ao completar 30 anos, amanhã, 29, a Kokid Jeans, marca feminina de Fortaleza (CE), muda de modelo de produção. A empresa fechou a fábrica, terceirizando a produção para os próprios funcionários. Com a mudança, a Kokid avalia que terá mais flexibilidade para atender os movimentos da demanda. Entre os planos está o aumento de produção dos atuais 720 mil para 800 mil peças por ano, em grande parte impulsionado pela abertura até o final de 2009 de mais duas lojas de pronta-entrega para ampliar a penetração da marca nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Segundo Ricardo Jales, gerente comercial da Kokid, no início de abril a empresa tomou a decisão de terceirizar a produção. Mas adotou um modelo pelo qual cedeu os maquinários da empresa para seus funcionários criarem facções. “Decidimos mudar o método de produção, pois estávamos sem espaço físico internamente, com produção limitada, sem ter chances de expandir a atuação no atacado, como desejávamos”, explica o gerente.

 

De acordo com Jales, a mudança começa a valer a partir de maio. “Internamente só mantivemos a parte de desenvolvimento da coleção e pilotagem”, conta ele. O gerente explica que o jeans representa 60% das peças produzidas e os outros 40% correspondem a peças em malha e outros

 

A Kokid Jeans tem seis lojas próprias, sendo três de pronta-entrega e três de varejo, todas localizadas em Fortaleza (CE). Conta, ainda, com oito lojas de pronta-entrega terceirizadas que funcionam como distribuidores, localizadas em Juazeiro do Norte (CE), Belém (PA), Manaus (AM), Recife (PE), Teresina (PI), Arapiraca (AL) e duas no Rio Grande do Norte (Caipó, prevista para abrir sábado, 02, e Mossoró).

fotos: divulgação