Karmona aposta em nova marca própria

Com a Vesúvio, a empresa que produz de 80 a 100 mil peças por mês, das quais 90% correspondem a contratos de PL com magazines e grifes, espera ampliar a participação de mercado


Tradicional fornecedora de serviços de PL (private label), a Karmona Confecções aposta em uma nova marca própria, a fim de buscar espaço no mercado por meio do desenvolvimento da sua identidade. Com a primeira coleção lançada no mês passado, a Vesúvio deverá substituir, gradativamente, a Mckinny, a primeira marca própria criada pela Karmona há 11 anos. Com uma loja no Mega Polo Moda, no bairro do Brás, em São Paulo, o objetivo é abrir mais uma loja no bairro até o fim do ano.

 

“A Mckinny tem uma imagem muito associada à loja de fábrica e, com a Vesúvio, houve todo um desenvolvimento de conceito da marca para que fosse diferente e tivesse uma identidade forte”, conta Maurício Lobo, responsável pelo desenvolvimento de marca e produto da Vesúvio. Entre os planos para a marca está, também, a criação de uma linha de acessórios, que incluirá bonés, cintos, bolsas e carteiras.

 

De acordo com Lobo, a primeira loja da marca foi aberta no espaço que era da Mckinny no Mega Polo. E, de acordo com o desempenho da marca até dezembro, a Vesúvio deverá assumir a outra loja onde está, hoje, a marca própria mais antiga da empresa. “A Mckinny ainda tem seu público, mas a previsão é de que até o fim do ano ela seja substituída totalmente pela Vesúvio. No entanto, tudo depende de como for a resposta do público à nova marca”, explica.

 

De acordo com Lobo, o conceito da marca tomou como referência a origem e as preferências literárias da fundadora da empresa, Ilda de Aguiar. Natural do nordeste do país, Ilda tem como um de seus escritores preferidos Jorge Amado e o romance que ele escreveu, Gabriela, Cravo e Canela, que se passa em Ilhéus na década de 30. Vesúvio é o nome do bar do sírio Nacib, que emprega Gabriela e com ela vive um caso de amor. “Queremos mostrar toda essa sensualidade e estilo nas coleções da marca e, por isso, todos os modelos têm referências ao livro e ao nome da marca”, salienta Lobo.

 

Assim, nas peças da marca, aviamentos como etiquetas e botões contam com estampas de camafeus e de vulcões, uma vez que Vesúvio é também o nome de um dos maiores vulcões ativos do mundo. A nova marca terá três coleções por ano (inverno, verão e alto-verão), com cerca de 60 modelos cada, sendo complementados por cinco a oito lançamentos por semana.

 

Juntas, as marcas próprias representam 10% da produção mensal da Karmona. Os contratos de PL para marcas de terceiros e magazines sustentam 90% do volume produzido, que gira entre 80 mil e 100 mil peças por mês, informa Miriam Lobo, responsavel pela produção das duas marcas. Do total, 90% estão dedicados ao denim e 10% à sarja.

Ela conta que 50% da produção é feita para magazines como C&A, Pernambucanas, Renner e Marisa. Outros 40% correspondem a grifes como Forum, Bob Store, Daslu, Siberian e Zoomp. Na lavanderia própria da empresa, localizada em Santa Catarina, são beneficiadas as peças dos trabalhos de PL, enquanto as lavagens das peças das marcas próprias são terceirizadas.

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