Isko investe em co-branding no Brasil

Decidida a conquistar participação no mercado brasileiro, tecelagem turca de denim assume estratégia de atuação mais agressiva, e anuncia primeiro acordo local.

Para ilustrar a nova fase que planejou para o mercado brasileiro, a Isko decidiu ser mais agressiva na abordagem. Em evento realizado na noite de terça-feira, 30 de setembro, anunciou que irá antecipar ao país o lançamento da coleção, durante a Première Vision São Paulo, que a Europa só conhecerá duas semanas depois na Denim by Première Vision. A principal arma de abordagem às marcas locais será pela ação de co-branding, divulgando o acordo com a Morena Rosa, que vai lançar produtos da coleção The Flash Denim usando os tecidos das famílias Jegging e Future Face, cuja tecnologia e marca são patenteadas e protegidas por direitos de propriedade intelectual, estando entre as patentes que a Isko pretende estender também ao mercado brasileiro, informa Marli Vernillo, gerente da empresa no Brasil.

Outra ação de marketing em análise é a realização no Brasil do prêmio I-Skool Denim Award, concedido a estudantes, nas áreas de design e de marketing, disse Kutay Saritosun, executivo de marketing da Isko para as Américas. Os vencedores da primeira edição do concurso foram anunciados em julho, da qual participaram alunos de cinco escolas européias de Moda (duas da Inglaterra, uma da Itália, uma da Alemanha e uma da Turquia). A segunda edição européia está em preparação, junto com a iniciativa de lançamento da primeira edição do prêmio nos Estados Unidos, com três escolas.

Para vencer a barreira do preço que o mercado brasileiro está disposto a pagar pelo metro do denim, em sua apresentação, Saritosun enfatizou o perfil da companhia, com capacidade de produção de 250 milhões de metros de denim por ano; a política de introduzir 300 novos tecidos por ano e vários deles, em torno de 10%, com proteção de patente, entre os quais Jeggings, Future Face, Reform, Recall, TurboTech; e os serviços de consultoria – da escolha de tecido ao tipo de efeito em lavanderia, passando por modelagem – prestado pela Creative Room, cuja base fica em Bergamo, cidade próxima à Veneza, na Itália, e outro escritório na Turquia da unidade dirigida por Umberto Brochetto.