Handara adia abertura de fábrica

Prevista para o início deste ano, a nova unidade de Horizonte, no Ceará, aguarda liberação de financiamento do Banco do Nordeste avaliado em R$ 8 milhões.

O fabricante de jeans feminino Handara adiou os planos de transferir as operações para uma nova unidade em Horizonte, no Ceará, ampliando instalações de produção. De acordo com o presidente, Lucio Albuquerque, a empresa ainda aguarda a liberação de financiamento de R$ 8 milhões solicitado ao Banco do Nordeste para iniciar a construção, que deve chegar ainda neste ano. Além da modernização das instalações, a estratégia, segundo Albuquerque, é crescer 12% em 2016, mas sem abertura de mais lojas de varejo, como era a projeção da empresa em junho passado.

“Apostamos no atacado que abastece revendedores porta a porta, abrindo oportunidades de negócio para as pessoas aumentarem a renda durante a crise econômica”, diz o empresário. Neste ano, foram inauguradas duas novas pronta entregas, uma em Belém (PA) e outra em Manaus (AM), totalizando 49 lojas de atacado e 11 de varejo. Conta ainda com sete franquias, sendo duas de varejo, em Fortaleza (CE) e Maceió (AL); e cinco de atacado nas cidades de Petrolina (PE), Aracaju (SE), São Luiz (MA) e Juazeiro do Norte (PE).

De acordo com Albuquerque, em 2015, a Handara manteve o faturamento obtido em 2014 com a produção própria de 100 mil peças de jeans por mês e mais 50 mil itens de tecido plano e malha de forma terceirizada. “Vamos acompanhar a tendência das vendas neste ano para definir melhor como será a expansão do canal”, avalia Albuquerque. Segundo o executivo, nos últimos seis meses, algumas redes de varejo pediram recuperação judicial inundando o mercado com promoções e acirrando a concorrência.