Guias aproximam a cadeia produtiva

Publicação Anuário GBLjeans investe para valorizar ações sustentáveis e na edição de 2019 a energia solar fotovoltaica é uma delas.

Desde 2005, quando foi lançado, o Anuário GBLjeans é usado pelas marcas para encontrar lavanderias e PLs alinhados com o futuro.  Sempre foi pioneiro na questão da produção limpa no setor de jeans. Na edição de 2019 avançou mais um pouco. E incluiu no conjunto de ícones o que representa a energia solar fotovoltaica. Dessa forma, a empresa que procura fornecedores industriais e tem metas ambientais a serem atingidas tem no ícone adicionado um bom critério de avaliação sobre os investimentos realizados.

A energia fotovoltaica forma junto com os ícones de reuso de água e de equipamentos modernos instalados, como laser e ozônio, um bom mapeamento.  O Anuário GBLjeans mostra que a implantação de sistemas fotovoltaicos ainda não está disseminada no setor. Porém, os editores alertam que o mesmo ocorreu quando foi introduzido o ícone de reuso de água ou de laser. Poucas lavanderias usavam.

A tendência é a energia fotovoltaica se alastrar entre lavanderias  e PLs. Até confecções grandes investiram nesse tipo de energia, considerada limpa e de fonte renovável.  O levantamento do Anuário GBLjeans indica que pelo menos 30 empresas estão avaliando projetos nessa área para serem implementados em 2020, especialmente em regiões nas quais o custo de energia elétrica está encarecendo.

Nesses 15 anos, o Anuário GBLjeans firmou-se como uma ferramenta de consulta e busca indispensável para empresas interessadas em encontrar parceiros industriais que estão olhando para o futuro.

Além do ícone de energia fotovoltaica adicionado nos dois guias, a publicação incluiu também o ícone mostrando os PLs que estão preparados para produzir jeans plus size. A nova edição do Anuário GBLjeans acrescentou ainda o ícone de bordados indicando lavanderias e PLs com área de bordar.