Grupo Frittz prepara aumento de produção para 2011

Dona das marcas de moda masculina Tic By e Frittz, a empresa começa em abril a construção de mais um módulo industrial que viabilizará expansão entre 20 e 25% sobre o volume planejado para 2010

Dono das marcas de moda masculina Frittz e Tic By, o grupo Frittz completará 21 anos em 2010 com planos de expansão. Para este ano, a empresa de Goiânia (GO) mantém a meta de vender 600 mil peças no ano, usando o layout atual de produção. A partir de abril, o grupo põe em curso um projeto de mudança, que inclui a construção de mais um módulo industrial, para onde serão transferidas as áreas de bordado e estamparia.

 

O redesenho do layout de produção dará margem para elevar a produção entre 20 e 25% no início de 2011. O novo módulo ocupará 2,7 mil metros quadrados e foi projetado de modo a liberar espaço na unidade atual que tem 3,3 mil metros de área construída dentro de um terreno de 14 mil metros quadrados. Com isso, a planta antiga dedicará mais espaço para corte e acabamento das peças, explica Cristiano Martins de Araújo, diretor comercial que, em 1989, fundou a Frittz em sociedade com o irmão Pedro Henrique.

 

Costura e beneficiamentos em lavanderia permanecerão como atividades terceirizadas. A construção do segundo módulo industrial acompanha a atualização tecnológica implementada pela empresa especialmente a partir de 2008. Hoje, a infra-estrutura de produção conta em operação com oito máquinas automáticas de bordado, que funcionam 24 horas, e um equipamento denominado ponte a laser para cortes precisos, conta o diretor comercial.

 

No ano passado, a Frittz comprou um equipamento automático de passadoria com esteira e no próximo mês chegam as duas pregadeiras de botões automáticas de ponto fixo, em substituição às duas pregadeiras automáticas de ponto alternando que estão em uso, acrescenta ele.

 

Jeans representa 15%

 

Os irmãos Araújo criaram a Frittz como marca de camisetas para homens adultos e, em 1995, lançaram a Tic By. Com o tempo, a empresa incorporou outros produtos. O jeans entrou no mix há questão de seis anos e hoje responde por 15% das vendas, entre camisetas, pólos, bermudas, shorts, bonés, meias, cintos, cuecas e calçados. Apesar da variedade, o grupo não planeja incursões pelo varejo direto.

Vista do showroom da Frittz

Modelo da coleção de inverno

 

Dividida em três coleções anuais, a produção é inteiramente escoada via multimarcas atendidas por 60 representantes, metade para cada marca. São cerca de 800 lojas da Frittz e outros 600 da Tic By. Cerca de 15% do total, vendem as duas marcas, calcula Araújo. A coleção do inverno 2010 está em fase de entrega. “Para a primavera/verão, vamos limpar as peças, especialmente as pólos, que virão sem bordados como brasões ou números. Terão pequenos detalhes, mas sofisticados”, conta o diretor. O lançamento está previsto para maio.


Na coleção de verão 2011, a empresa ampliará os modelos destinados a mulheres. “São peças básicas, que não saem de moda, como camisetes e pólos”, define o diretor. Os primeiros produtos para o público feminino foram lançados em 2009 e, desde então, a empresa vem aumentando a oferta. A pergunta natural é quando virá o jeans feminino. Araújo diz que avalia o lançamento de um modelo básico, mas não garante que será na próxima coleção.

fotos: divulgação