Gota Azul busca aumentar volume de produção

A lavanderia montou equipe especializada em prospectar clientes nos segmentos de marcas infantis e linhas mais populares, com os quais não trabalhava

 

Especializada em jeans, a lavanderia Gota Azul, localizada em Goiânia (GO), está no mercado da moda há 13 anos, mas desde 2002, mudanças no cenário desafiam o setor. O diretor da empresa, Clauber Mendes, explica que as lavanderias investiram a fim de equipar a área de produção para atender ao aumento de demanda por parte das confecções, que não se concretizou.

 

Para não se deparar com um impasse, a Gota Azul busca atrair clientes de outros segmentos. “Estamos concentrando nossas forças na indústria infantil e nas confecções que trabalham com linhas mais populares. A estratégia é simples: estamos investindo na criação de uma equipe especializada na busca desses clientes”, conta Mendes. Com a iniciativa, o empresário planeja ocupar, gradativamente, a capacidade instalada da lavanderia.

 

De acordo com Mendes, a Gota Azul está preparada para processar 120 mil peças por mês. Atualmente, com 35 clientes fixos, a empresa produz 35 mil peças por mês. Ao todo, a empresa conta com 18 máquinas, incluindo um equipamento para realização de efeitos a laser e um forno, adquiridos no primeiro semestre, e 40 funcionários.

 

A aproximação com fornecedores de tecido e de produtos químicos foi outra providência tomada pela empresa. “Em contato com essas empresas, ficamos a par dos últimos acontecimentos nacionais e internacionais. Assim, podemos nos preparar melhor para atender as demandas do mercado”, entende o empresário. Entre os parceiros de negócios com os quais a empresa vem estreitando relacionamento ele cita a Vicunha, a Santista e a Clariant.

 


Projeto Metrópole 

 

Além de novos mercados, Clauber Mendes foi um dos primeiros do ramo a fazer parte do Projeto Metrópole, que busca encontrar soluções administrativas e técnicas para os problemas das micro e pequenas empresas do estado. Criado em 2003 pelo Sebrae Goiás, o Metrópole se reparte em células de acordo com o ramo econômico e uma delas se dedica ao atendimento de lavanderias industriais e domésticas (aquelas que atuam no varejo). Até agosto, 15 empresas do setor participavam do grupo, sendo dez da área industrial. Os empresários se reúnem a cada 15 dias na sede do Sebrae em Goiânia para discutir possíveis ações visando melhoria de qualidade, faturamento e desenvolvimento. (colaborou Priscila Franco)