Fematex pretende fixar marca como feira de informação

Realizado em Blumenau (SC), o evento reuniu 70 expositores com a proposta de apresentar matéria-prima e direções para o verão 2010

“A Fematex é uma feira nada convencional porque ela vende o futuro e tem um componente muito forte que é a venda de informação”. Assim, o presidente do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem e do Vestuário de Blumenau), Ulrich Kuhn, definiu o perfil da feira, cuja segunda edição termina hoje, 6, em Blumenau, uma das cidades do Vale Itajaí que mais sofreram com as chuvas que castigaram o estado em novembro.

Da esq. para a dir.: Fernando Pimentel, da ABit; Ulrich Kuhn, do Sintex; João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau; e Renato Valin, do Sintex

 

De acordo com o prefeito da cidade, João Paulo Kleinübing, a conveniência de realizar o evento chegou a ser avaliada, uma vez que a Vila Germânica foi usada como central de triagem dos donativos, que ocupavam parte do pavilhão até a semana anterior a feira. A opção foi manter o calendário em função do peso da indústria têxtil para a economia da cidade – 40% da atividade industrial do município. “O mais significativo é que o evento ocorre a despeito das dificuldades da cidade e provando que Blumenau está funcionando”, ressaltou Fernando Pimentel, diretor executivo da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

 

A feira contou com 70 expositores. “A segunda edição não tem o tamanho que se imaginava, porque alguns expositores temeram pela catástrofe que atingiu a região em novembro e outros que desistiram por causa do momento econômico. Mas estamos no bom caminho”, avalia Kuhn, acrescentando que o evento levará de quatro a cinco anos até o pleno amadurecimento.

 

Em 2008, a feira atraiu 6 mil pessoas. O presidente do Sintex acredita que a segunda edição deverá receber entre 7 mil e 8 mil visitantes, de um público formado basicamente por profissionais diretamente ligados ao desenvolvimento de produtos de marcas e confecções, como estilistas e gerentes. A proposta da feira foi mostrar as novidades criadas pela indústria têxtil, de aviamentos, insumos e máquinas para o verão 2009/2010.

 

O Fórum de Tendências, montado em uma área central do pavilhão, funciona como um resumo das principais direções da estação, em termos de cores e ambiências, explica Carlos Simões, coordenador desse espaço. Foram apresentadas 28 cores distribuídas em quatro direções: Admirar, Respeitar, Repensar e Reorganizar.

De acordo com o fórum, as cores de verão misturam tons claros, como rosa, lilás e lavanda, com tons mais fechados próprios do inverno, como o marinho, bordô e cinza, ressaltados pelas cores vivas, como fúcsia. Verdes, tons terrosos e amarelo são a base para dar o tom da estação.

O painel de palestras combinou preview da moda para o verão 2010, com apresentações em torno de tecnologia, mercado e gestão. O Espaço Sustentabilidade representa o esforço para a adoção de práticas que levem ao desenvolvimento sustentável do setor tendo o homem como prioridade de preservação.

fotos: divulgação (Edson Pelence)

 

*a jornalista viajou a convite da Fematex