Faenzza expande atuação

Processo de reestruturação da lavanderia catarinense inclui disputar o mercado de São Paulo

A lavanderia de jeans Faenzza, localizada no Morro da Fumaça em Santa Catarina, passa por um processo de reestruturação dos negócios. A nova estratégia é a combinação de vários fatores. Passa pela decisão de disputar mais fortemente o mercado da capital paulista; as tendências de moda que pedem modelos cada vez mais elaborados e dependentes de beneficiamentos feitos à mão; e o aumento da concorrência, sobretudo na região ao sul do estado, próxima à Criciúma.

 Há dois anos, a Faenzza processava 180 mil peças por mês e atendia 40 clientes. Hoje, a produção gira em torno de 80 mil peças por mês e a carteira de clientes abrange 25 marcas, das quais oito de São Paulo, compara Fábio Reginaldo Martins, diretor da lavanderia, fundada em 1994. Segundo o executivo, o perfil de clientes é propositalmente variado em termos de volume de produção e sofisticação do beneficiamento. A lavanderia atende a Marisol, uma das maiores empresas têxteis do país situada em Santa Catarina, e a Mimic’s, o primeiro cliente fechado em São Paulo localizado no Brás e que investe em peças diferenciadas.

 Ajustes

Para atender a um mercado distante quase 800 quilômetros, a Faenzza fez alguns ajustes na área de logística. A empresa manteve um caminhão próprio para transporte – vendeu o outro – e contratou os serviços de entrega expressa de uma transportadora. Na área comercial, o avanço para São Paulo incluiu a contratação de uma representante comercial que conhece bem o mercado local.

 

Martins conta que também reviu a estratégia de terceirizar a área de serviços diferenciados. Desde julho, o trabalho que antes era feito fora passou a ser realizado por uma equipe interna, com a contratação de um grupo de 30 funcionários, responsável pelos beneficiamentos mais complexos, praticamente artesanais. Atualmente, a Faenzza conta com 70 funcionários.

 

Outra medida em curso é a consultoria planejada para realizar uma radiografia completa dos processos da lavanderia, com a intenção de reduzir custos e aperfeiçoar a gestão, conta o executivo, que esteve em São Paulo para dar uma palestra sobre beneficiamento têxtil durante a II Semana do Jeans, realizada pelo Curso de Moda da Universidade Anhembi Morumbi.

A Faenzza ocupa área de 21 mil metros quadrados, prestando serviços de lavagem, tingimento, lixamento, jateamento com permanganato e de areia, além de uma área de acabamentos especiais.