Empresas de tecnologia de SC pretendem criar consórcio

Voltado ao setor têxtil, o grupo formado em setembro do ano passado pretende estimular as compras de equipamentos, sistemas e software

Empresas de TI de Santa Catarina, que desenvolvem tecnologia para o setor têxtil como software e equipamentos, anunciaram que vão promover ações conjuntas para atender o mercado. Uma das principais iniciativas em negociação é a criação de linhas de crédito para os clientes, como alternativas aos financiamentos oferecidos via BNDES, que, segundo o coordenador do grupo, Marcos Lichtblau, são hoje o principal meio de crédito. Ele conta que a ideia é formatar um sistema de consórcio, previsto para começar a operar em julho.



Com essa oferta, o grupo, batizado de Vertical Têxtil, pretende promover um encontro com clientes potenciais da região. Segundo Lichtblau, o benefício para os clientes será terem à disposição no mesmo lugar um conjunto de soluções tecnológicas. Hoje com oito membros atuantes, o grupo reúne-se desde setembro do ano passado e está associado à ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), que já trabalha sob o mesmo formato com outros setores. A Vertical Têxtil é composta por empresas da região metropolitana de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, Brusque e Criciúma.

A iniciativa engloba empresas com
soluções em equipamentos, serviços, software e hardware para o setor têxtil, que promovem encontros mensais para definir as estratégias de atuação. De acordo com Lichtblau, também diretor da Automatisa Sistema, além do consórcio outro plano imediato é atrair mais membros para o grupo. “Ao todo já participaram 32 empresas, mas hoje apenas oito estão ativas”, diz o coordenador.