Dudalina lança camisas para meninas

Voltada para os tamanhos 08, 10 e 12, a linha Petit foi construída com os mesmos elementos da coleção adulta

Ao enveredar pelo universo feminino da moda, a Dudalina vem colhendo resultados que estimulam novos investimentos. Junto com a terceira coleção do ano, chamada de Chenonceau, a marca anunciou o início da produção da linha Petit, direcionada para meninas, em três tamanhos – 08, 10 e 12. Começa com cinco modelos, com três variantes de cor cada um, que incorporam os mesmos elementos da camisaria das mulheres, no estilo mamãe-filhinha.



Outra providência foi ampliar a linha adulta com a inclusão de oito modelos de pólos femininas. Considerando as variantes de cor, a coleção Chenonceau atinge 350 modelos, calcula Edinho Vasquez, diretor de marketing do grupo catarinense Dudalina, que administra quatro marcas: Dudalina, de camisas masculinas e que deu origem à companhia; Dudalina Feminina; e mais duas marcas de moda masculina, Base e Individual.



As camisas da coleção atual são produzidas em algodão com acabamento que facilita o trabalho de passar a ferro, seda, laise e tecidos maquinetados. Estampas florais, de listras e xadrez grande de cores vivas. A base da cartela de cores é formada por tons de preto, branco, marinho, turquesa, vermelho, laranja, pink, aquamarine e violeta.



Produção equilibrada
Lançada em setembro de 2010, a marca feminina caminha muito rapidamente para equilibrar forças com a Dudalina de camisas masculinas, que acumula 54 anos de experiência. “Ao lançarmos a marca, a expectativa era vender, em 2011, 100 mil peças por coleção, o que daria 400 mil peças no ano, já que temos quatro coleções. Até junho, foram 550 mil peças”, informa o diretor.



Diante desse ritmo, o grupo que prevê encerrar 2011 com volume de 3,5 milhões de peças produzidas, entre camisas, calças e outras peças, avalia que desse total, serão 860 mil camisas femininas. Vasques calcula que a produção de camisas masculinas rondará o patamar de 1 milhão de peças. A produção está distribuída em cinco fábricas, quatro estabelecidas em Santa Catarina e uma, no Paraná.

Expansão no varejo
Hoje, 3 mil multimarcas revendem modelos das quatro marcas do grupo. “Só a marca Dudalina para mulheres conta com 650 clientes ativos, rede que vem crescendo 25% a cada coleção desde que foi criada em setembro do ano passado”, garante o executivo. Outro importante canal de vendas são as lojas de varejo da marca. Até o final do ano serão 22 unidades, das quais dez próprias e 12 franquias.



Vasques acredita que ao longo de 2012, a presença da marca no varejo será consolidada com a abertura de mais 28 pontos, chegando em dezembro com 50 lojas especializadas em camisas. Por enquanto, não há planos de ampliar o mix de produtos para mulheres, diz Vasques.

Mercado externo
O lançamento da quarta coleção do ano, Saint Tropez, está previsto para 31 de agosto. Antes disso, no dia 26, a Dudalina estabelece o marco para sua atuação no exterior com o lançamento de coleção em Miami, nos Estados Unidos, para 50 compradores locais. Dentro do projeto de exportação da própria marca – antes derivavam de contratos de PL (private label) -, os produtos da Dudalina já são vendidos no mercado americano por um empresário local dono de uma rede de oito lojas, conta o diretor.

fotos: divulgação