Divinópolis tem programa para desenvolvimento sustentável

Desenvolvido pelo SINVESD, o projeto visa melhorar a cadeia de produção da cidade por meio de uma rede de colaboração

 

O projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável para o setor de confecções de Divinópolis, cidade de Minas Gerais, segue na busca pela qualificação da mão-de-obra local e pela defesa da produção ambientalmente responsável. Iniciado em outubro de 2007, o projeto reúne 180 empresas, sendo 45% delas ligados ao mercado do jeans. Desenvolvido pelo SINVESD (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis), o programa é direcionado para facções, confecções, lavanderias industriais, estamparias e indústrias de bordado, que somam 1,2 mil empresas na cidade mineira.

 

O objetivo do projeto é promover a sustentabilidade na cadeia de produção do ramo têxtil de Divinópolis por meio de uma rede de colaboração, que inclui a ajuda de agentes econômicos, políticos, sociais, culturais e ambientais. “O fim dessa primeira fase do projeto é em 2010, mas não há uma data para o término do projeto, já que a cada ano surgem novas necessidades e demandas para o mercado”, explica Antônio Rodrigues Filho, presidente do  SINVESD.

 

De acordo com Rodrigues, um dos pontos mais interessantes do programa é a parte de trabalhos junto com os universitários, que elaboram soluções para diferentes problemas dos empresários. Com a ajuda de diversos parceiros, o projeto visa facilitar o acesso ao crédito, gerar trabalho e renda e contribuir para a melhora da qualidade de vida. Os participantes, que devem ser associados ao SINVESD, têm acesso a pesquisas do ramo têxtil, incluindo dados sobre coleções e tendências, oficinas de design e moda, treinamentos técnicos e de gestão, informações sobre reciclagem de resíduos e o uso de recursos naturais.

Uma das metas do projeto é aumentar o volume de reaproveitamento de resíduos e sobras de matéria-prima.

 

Entre os parceiros do projeto estão a Prefeitura de Divinópolis, o SINVESD, o SOAD (Sindicato dos Oficiais Alfaiates e Costureiras), o Conselho MDE (Manufaturas e Desenvolvimento de Equipamentos), o CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica), a FACED (Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis), a FUNEDI (Fundação Educacional de Divinópolis), a ACID (Associação Comercial e Industrial de Divinópolis), a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a FIEMG (Federação de Indústrias do Estado de Minas Gerais), o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Banco Popular e o Banco do Brasil.