DBZ estima crescer 10%, em 2013.

Atingida essa meta, a marca de roupas femininas criada em 2002 terá dobrado de tamanho no período de três anos.

Empenhada em manter uma curva consistente de crescimento, a DBZ Jeans planeja aumentar o volume de vendas em, pelo menos, 10%, em 2013. Passaria, assim, das 210 mil peças produzidas em 2012 para 230 mil este ano. “Mas, nossa proposta de crescimento é bem aguçada. Esperamos algo entre 15% e 20%, tanto em faturamento quanto em volume de vendas porque não vamos mexer em preço”, conta Ilda Buzetti, que criou a DBZ em 2002. Atingida a meta de 10%, a empresa terá praticamente dobrado no período de três anos.

Mineira, de Belo Horizonte, a marca avalia que para comportar essa expansão será necessário migrar para um espaço físico maior. Procura um terreno, para construir a sede e a fábrica da empresa ainda este ano, em local próximo do endereço atual. Internamente, a DBZ faz a criação, a pilotagem e o corte. A costura é terceirizada para facções com as quais trabalha há tempos. E, diferentemente da maioria das marcas, mantém a sua própria lavanderia, que recebe investimentos regulares.

Em 2011, por exemplo, instalou uma estação de tratamento de água e, desde então, reutiliza as sobras para alimentar a própria produção. A compra de novas secadoras, no primeiro semestre, e a instalação de equipamento para marcação a laser estão entre os investimentos em análise, conta Ilda. Segundo a empresária, o jeans representa 85% das coleções. No outono/inverno, cujo lançamento completo foi realizado na sexta-feira, 1º de março, são entre 300 e 400 novos modelos.

Ilda conta que parte do crescimento estimado deverá refletir o trabalho que vem realizando desde meados de 2009, com a atuação de representantes comerciais no estado de São Paulo (quatro profissionais) e na região sul (dois no Paraná, um em Santa Cataria e um no Rio Grande do Sul), apesar de atuar em outras regiões do Brasil há mais tempo. “Quero ajudar meu cliente para ele vender mais e quero mais clientes”, resume Ilda. Atualmente, a DBZ conta com quase 1,3 mil multimarcas em todo o Brasil. Parte delas é atendida diretamente pelo showroom da marca, localizado no Prado, bairro de Belo Horizonte por cujas ruas se espalham diversos escritórios de marcas de roupas.

NOVAS COLEÇÕES
O verão 2014 está na prancheta, com preview de lançamento previsto para julho. “Estamos trabalhando tecidos texturizados, as estampas exclusivas, cores mais vivas, como amarelo ouro e o azul bic”, adianta Ilda. A coleção atual de outono/inverno incorpora novidades, especialmente na linha de camisas, importada sob medida do Peru. O fornecedor de lá, além de produzir os tecidos com algodão pina (de fibras longas e toque macio), também confecciona as peças a partir da modelagem fornecida pela DBZ, entregando os lotes prontos. São 50 modelos de camisas para o inverno, de mangas longas ou três quartos, em cores lisas, como beterraba, azul e, vermelho.

Ilda conta que a estação tomou referências dos períodos da arte medieval, gótico e renascentista, com o uso de arabescos, filigranas e bordados em relevo. Na lavanderia do jeans, a marca priorizou os resinados, com brilho (cobre, bronze, dourado) ou com textura. Para a sarja, incluiu opções em tonalidades diversas e padrões estampados. Ao todo, a coleção recebeu de 300 a 400 modelos, entre blazer e jaquetas; um pouco de calça veludo; vestidos, saias, calças (skinny, jeggings, um pouco de flare), algumas com boca reta tipo de alfaiataria; muitos shorts (tanto em denim e sarja). Nos metais, preferência pelos banhos dourados para rebites e botões, além de placas de metal em ouro, ouro velho, níquel e preto. Linha Fashion também foi reforçada na coleção.

fotos: divulgação