Confecção responde por 60% da economia de Cianorte

A Expovest, que atrai lojistas do Brasil inteiro para conhecer as novas coleções, impulsionam os negócios em outros setores, como o de serviços

A receita anual total da prefeitura de Cianorte, cidade a noroeste do Paraná que se apresenta como a capital do vestuário, atinge R$ 75 milhões. O setor do vestuário, que congrega 450 confecções, sustenta 60% desse valor, informa o prefeito Edno Guimarães, candidato à reeleição, que se confirmada seria o terceiro mandato dele à frente da prefeitura.

 

Segundo o prefeito, a importância do setor para a economia local ficou ainda mais marcante com a Expovest, a feira da pronta-entrega de Cianorte realizada pela primeira vez há 18 anos. “A cidade se desenvolveu a partir deste evento”, afirma Guimarães, que também acumula cinco mandatos como deputado estadual.

 

Cianorte é uma cidade jovem. Na semana da Expovest 2008, de 20 a 24 de julho, a cidade comemora 55 anos. Até meados da década de 70, a economia era sustentada pelo café. A geada que, em julho de 1975, destruiu os cafezais do Paraná, representou um divisor na vida local. Sem trabalho, muita gente resolveu deixar a cidade. Assustado com os efeitos do fenômeno sobre a cidade, Chebli Nabhan (foto abaixo), que tinha uma pequena loja de roupas, decidiu criar uma confecção, empregando as mulheres, cujos maridos perderam o emprego com a devastação dos cafezais. Começou com sete máquinas industriais de costura, uma das quais ele mesmo pilotava, acumulando a função de vendedor daquilo que produzia.

 

A cidade credita à iniciativa o efeito multiplicador que levou ao título de “capital do vestuário”. “Fomos motivando os próprios funcionários a reinvestir em máquinas e garantir encomendas para eles”, lembra o empresário. Da roupas de crianças, ele saltou mais tarde para uma confecção de jeans, a Cheina, que não existe mais, mas deu origem a Lavinorte, uma das maiores lavanderias de jeans do Brasil, da qual ele diz ser hoje “apenas o relações-públicas; estou aposentado”, dentro da ampla sala que ocupa no prédio da lavanderia. Ele construiu o primeiro shopping center atacadista da cidade, o Nabhan, e os três filhos tocam três empresas de jeans, uma delas a Osmose.

 

*a jornalista viajou a convite da organização da Expovest