Clariant cria coleção de moda para o jeans

Com a estratégia, a empresa pretende se aproximar de grandes varejistas e marcas com atuação global

 

 A Clariant decidiu alinhar a estratégia da divisão Apparel & Fashion em todos os países em que atua. Criada há dois anos, a unidade de negócios visa a aproximação da indústria química com grandes cadeias varejistas e marcas internacionais, um público com perfil bem diferente do que estava acostumada a lidar. Para facilitar a abordagem, a empresa anunciou que, a partir do próximo ano, passa a trabalhar com o conceito de coleção.

 

 

Serão duas coleções por ano. A primeira, desenvolvida para o segmento de jeans (incluindo denim, brins, malhas e tricô), será lançada durante o ITMA – Salão Internacional de Equipamentos Têxteis, que começa nesta quinta-feira em Munique (Alemanha). A interface com o mundo da moda ganhou a forma de um catálogo que terá sete cadernos – cada um tratando de um tema diferente, explica Fabiana Mendes, responsável pelo marketing de moda da divisão Apparel & Fashion da Clariant no Brasil.

 

O primeiro catálogo da coleção denim fashion 2008/2009 terá cinco cadernos – simply coat, upperclass casual, organic, denim arts e garment wash -, que combinam amostras de tecido original (fornecidas por tecelagens do mundo inteiro) e os efeitos nele aplicados, fotos de peças, exemplos de lavagens, entre outros recursos. “É uma ferramenta a ser apresentada aos clientes, que reúne a contribuição de todos os países onde a divisão atua”, conta a executiva. Além da sede na Suíça, a Clariant atua no segmento Apparel & Fashion através das subsidiárias no Brasil, na Turquia, na China, na Índia, em Israel, em Porto Rico, no Reino Unido e na Espanha.

 

Com a coleção, a Clariant pretende estreitar o relacionamento com o novo público, de modo a participar desde o desenvolvimento da cartela de cores, aplicação de produtos, acompanhamento de produção, testes físicos e até, eventualmente, de treinamento nos pontos-de-venda. “A intenção é montar uma marketing global networking”, acrescenta Fabiana.

 

O alvo são grandes redes varejistas e marcas internacionais, ou mesmo cadeias regionais (como as existentes no Brasil), que possam gerar grandes volumes de compra. A rede global prevê, ainda, parcerias com fornecedores da cadeia têxtil dos países onde a Clariant atua e que tenham atuação internacional e condições de atender contratos globais, observa Fabiana. No âmbito da divisão Apparel & Fashion, a Clariant concentra uma série de produtos combinados a serviços para os segmentos denim, casualwear, business wear, lingerie, sport & outdoor wear, swimwear e uniformes.