Carmim pela web e em showhouses

A empresa vai mudar o visual do site a cada coleção e montou casas em cinco cidades, onde os lojistas ficam hospedados

 

 

A Carmim começa o ano embalada por nova estratégia de marketing. Como forma de estreitar o relacionamento com o consumidor final, a grife renova o website para mostrar a coleção de verão. Para as 800 multimarcas com as quais trabalha, a empresa investiu na criação de um circuito de showhouses, espaços permanentes de exibição de produtos montados em cinco cidades – Olinda (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) – que a partir da próxima segunda-feira, 15, começam a divulgar os modelos de inverno.

 

Ambas as iniciativas já foram testadas e os resultados animaram a Carmim a expandir a abrangência delas. Segundo a EverMedia, a agência responsável pelo desenvolvimento do website da marca, em 2005, quando a grife refez o visual da homepage para divulgar a coleção atraiu 100 mil visitantes. Para a linha de verão 2007, espera aumentar entre 15 e 10% o tráfego do portal. “A cada coleção vamos mudar a cara do site, da mesma forma que a gente muda a coleção”, conta Reynaldo Pasqua Filho, diretor de marketing da Carmim. Ele não informa o investimento realizado, volume de produção ou faturamento. Diz apenas que a empresa vai investir 3,5% da receita em campanhas de marketing como essas.

Bed & breakfast

 

Para impulsionar as vendas da coleção de inverno 2007, que começa a chegar às lojas em meados de março, a Carmim adota o conceito de showhouses, além do showroom que mantém na fábrica em São Paulo, na zona sul da capital. Começou com duas casas – uma em Olinda e outra em Porto Alegre. Ao longo do ano passado, criou as outras três já com nova identidade. A do Rio será aberta hoje, 10.

 

As casas operam como showroom onde os clientes ficam hospedados e contam com serviços de governança, como refeições, serviço de quarto, spa e academia. O tempo de hospedagem varia em função do tamanho da loja e do volume de compra, mas os clientes permanecem na showhouse, em média, dois dias. “Não são períodos longos até porque é uma época corrida para os lojistas”, observa Pasqua Filho.

 

As showhouses substituem o Carmim Fashion Truck, showroom móvel montado dentro do baú de uma carreta Volvo de 22 metros que circulava por cidades brasileiras. O caminhão passou a ser usado em eventos especiais e desfiles.

 

A Carmim foi criada em 1982 por Renato Caliman, que continua à frente da empresa. Além das 800 multimarcas, a grife tem três lojas próprias: duas em São Paulo (uma na Oscar Freire e outra no Shopping Iguatemi) e a terceira em Búzios (RJ). Exporta para oito países – França, Espanha, Itália, Portugal, Holanda, Grécia, Japão, e Emirados Árabes – sendo vendida em 50 lojas. As vendas externas representam em torno de 7% do faturamento.