Anuário GBLjeans 2008 mostra a faceta hi-tech da produção de jeans no Brasil

A 4a edição da publicação destaca a tecnologia utilizada pelas lavanderias, como equipamentos a laser, máquinas de bigode 3D, geradores de ozônio e fornos

O uso de tecnologia na produção do jeans cresceu aproximadamente 50%, em 2008, entre as lavanderias industriais do Brasil. De acordo com o levantamento realizado pelo Anuário GBLjeans 2008, que acaba de chegar ao mercado, aumentou a quantidade das lavanderias que dispõem de equipamentos de marcação a laser, máquinas de bigodes 3D, geradores de ozônio e fornos. Esse é um indicador importante que revela um novo ciclo industrial para o setor.

O parque instalado de equipamentos a laser é o traço mais marcante desse movimento de modernização tecnológica. Nos últimos quatro anos, o número de lavanderias que comprou esse tipo de equipamento aumentou em 140%. A primeira edição do Anuário GBLjeans, lançada em 2005 (ainda como Guia Brasileiro de Lavanderias – Jeans) mostrava que das 166 lavanderias listadas pela publicação, 9% dispunham de equipamentos a laser para marcação do jeans. Em 2008, essa participação subiu para 17%, frente a um universo que atingiu, em 2008, 210 lavanderias.

A tecnologia utilizada pelas lavanderias na produção do jeans é o tema da reportagem de capa da 4ª edição do anuário, amparada pelos ícones gráficos que identificam os serviços prestados por cada lavanderia. Máquinas para fazer bigodes automáticos, efeitos a laser, utilização de ozônio para desbote e limpeza, fornos, entre outros recursos, são algumas das inovações tecnológicas tratadas pela reportagem. “Tecnologia é fundamental para o beneficiamento do jeans, dá suporte às empresas”, afirma o diretor comercial do Anuário GBLjeans, Sérgio Franco.

 

Desenvolvimento sustentável

 

Outro dado levantado pelo Anuário GBLjeans 2008 mostra que desde 2005 mais lavanderias aderiram ao reúso de água. Em 2005, 18% das empresas consultadas faziam reúso de água, essa participação subiu para 62% na edição atual. “Daqui a alguns anos, e não deve demorar muito, as melhores lavanderias serão aquelas capazes de utilizar a menor quantidade de água e de energia possível para fazer os beneficiamentos e isso só é possível com o uso intensivo de tecnologia”, destaca Franco.   

 

A publicação é a mais importante radiografia do setor de lavanderias industriais de jeans do Brasil, fruto de pesquisas realizadas todo ano, tem caráter informativo e funciona como uma ferramenta de consultas. O Anuário GBLJeans é disponibilizado para um mailing qualificado que inclui lavanderias, confecções, indústrias têxtil e química, estilistas, empresas de aviamentos, ou seja, pessoas e empresas que estão relacionadas à cadeia do jeans.